Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Declaração IRS separado com filhos

Susana_Santos_74

Recommended Posts

Susana_Santos_74

Boa tarde,

Gostaria de ver esclarecido uma questão que me surgiu este ano, após simular a declaração de IRS em separado.

Estou em união de facto com o meu companheiro há 25 anos e temos 2 filhos em comum. Ambos temos rendimentos e nenhum dos nossos filhos trabalha.

A minha questão é caso opte por entregar a declaração de IRS em separado, como devemos declarar os nossos filhos?

Devem ser declarados apenas numa das declarações IRS? Se sim, qual o critério de escolha, ou seja, podemos ser nós a decidir em qual declaração colocar ou há uma regra? Se há uma regra qual é essa regra (por exemplo no contribuinte com maior rendimento...)?

Espero ter sido clara e ter a resposta necessária para submeter a declaração corretamente.

Obrigada 

IMPOSTOS4U
    A 02/05/2024 às 22:03, Susana_Santos_74 disse:

Boa tarde,

Gostaria de ver esclarecido uma questão que me surgiu este ano, após simular a declaração de IRS em separado.

Estou em união de facto com o meu companheiro há 25 anos e temos 2 filhos em comum. Ambos temos rendimentos e nenhum dos nossos filhos trabalha.

A minha questão é caso opte por entregar a declaração de IRS em separado, como devemos declarar os nossos filhos?

Devem ser declarados apenas numa das declarações IRS? Se sim, qual o critério de escolha, ou seja, podemos ser nós a decidir em qual declaração colocar ou há uma regra? Se há uma regra qual é essa regra (por exemplo no contribuinte com maior rendimento...)?

Espero ter sido clara e ter a resposta necessária para submeter a declaração corretamente.

Obrigada 

Olá Susana 😉

A regra no IRS, de alguns anos a esta parte, é a tributação separada. Contudo, os sujeitos passivos podem sempre optar pela tributação conjunta e essa opção terá de ser efetuada, se pretendida, todos os anos.

Em regra, também, é fiscalmente mais benéfico a opção pela tributação conjunta (e para saber se é o seu caso, nada como simular uma e outra situação 😉

Claro que os dependentes, nessa situação (tributação separada) são indicados em ambas as declarações, na declaração da Susana e do seu companheiro, situação que é válida para o estado civil de União de Facto ou Casado.

Atenção que coisa diferente é se o estado civil for diferente de União de Facto ou Casado, em que as regras para inclusão dos dependentes terão de obedecer a outras regras (o que não será o seu caso!) 

Espero ter ajudado.

IMPOSTOS4U

• Thanks 1