Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Franquia alterada

Guest cristy

Recommended Posts

Guest cristy

Boa tarde. Meu seguro de saúde decidiu alterar a forma como funciona a franquia. Antes, num acto médico do valor de 30 eur a totalidade do valor seria para a franquia e depois eu pagava os 20eur no acto médico seguinte para perfazer os 50 eur.

Ontem verifiquem que estavam a fazer completamente diferente! Eu paguei TODOS os co-pagamentos no montante normal mais uns valores que iam para a franquia até perfazer os 50 eur! Mas afinal a franquia é os 50 eur que tenho de pagar a mais ou o que fica a meu cargo? É que são coisas completamente diferentes...

Obrigada.

00ba

É frequente as condições dos seguros de saúde mudarem na renovação.

Essas alterações têm de ser comunicadas com alguma antecedência. Caso o tomador não concorde, terá de pedir anulação.

Por exemplo, no seguro de saúde Advancecare da Apólice de grupo da Ordem dos Contabilistas, aconteceu isso mesmo, passou a franquia anual de ambulatório de 30€ para 50€. Alteraram-se também, por exemplo, os valores de co-pagamento.

As seguradoras são livres de alterarem os seus produtos. Estas alterações só podem ter efeito nas respetivas datas de renovação anual e têm sempre de ser comunicadas por escrito com alguma antecedência (creio ser 60 dias mas terá de ser confirmado).

Já agora, qual foi a seguradora?

Guest Cristy

Não me estou a referir a montantes mas a forma como deduzem a franquia é que mudou. E a medis.

ANTES

1.Acto medico 30 eur - pago 30 eur de franquia

2. Acto medico 50 eur- pago 20 eur de franquia mais 3 eur de co-pagamento. 

franquia acaba aki e agora é normal

AGORA

1. Acto medico 30 eur- pago 10 eur de co-pagamento e 20 eur franquia

2. Acto medico 50 eur -pago 5 eur co-pagamento e 16 eur franquia

E continua ate perfazer os 50 eur

Consegue ver a diferença?

00ba

Entendi. Mas nunca vi nenhuma franquia anual a funcionar assim. Normalmente funcionam como no primeiro exemplo.

A exceção é quando há uma franquia em cada ato (ainda assim diferente de co-pagamento), que só faz sentido em atos fora da rede, por exemplo nas coberturas de medicamento com uma franquia por receita.

De qualquer forma, se houve efetivamente alteração esta só pode ocorrer na renovação e tem de ser comunicada ao cliente. Nas condições particulares e nas condições gerais atuais deve ter toda a informação.

Guest Cristy

Pois so assim faz sentido pa mim! 1° pago a franquia e depois é o co-pagamento normal. Como e k raio estou a fazer os 2 ao mesmo tempo? Fico a pagar mais! Liguei pa la a reclamar mas eles so disseram k alteraram a maneira como fazem lol então alteraram a definição de franquia?