Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Cláudia Serra

Recommended Posts

Cláudia Serra

Boa tarde,

Reparei que a minha percentagem correspondente ao reembolso de IRS para as despesas gerais e familiares são 35%, quando li que num agregado familiar monoparental, essa percentagem sobe para 45%. Comuniquei o agregado dentro do prazo, e aliás, ao consultar a declaração de agregado no portal das finanças está correto. Estou a guiar-me pelo que aparece na "Consulta de Despesas para Deduções à Coleta", mas não sei se esta será uma informação generalizada, e que posteriormente,  ao entregar a declaração de IRS são corrigidos os valores.

Existe alguma forma de corrigir esta situação? 

Obrigada

IMPOSTOS4U
    há 9 horas, Cláudia Serra disse:

Boa tarde,

Reparei que a minha percentagem correspondente ao reembolso de IRS para as despesas gerais e familiares são 35%, quando li que num agregado familiar monoparental, essa percentagem sobe para 45%. Comuniquei o agregado dentro do prazo, e aliás, ao consultar a declaração de agregado no portal das finanças está correto. Estou a guiar-me pelo que aparece na "Consulta de Despesas para Deduções à Coleta", mas não sei se esta será uma informação generalizada, e que posteriormente,  ao entregar a declaração de IRS são corrigidos os valores.

Existe alguma forma de corrigir esta situação? 

Obrigada

Das despesas gerais e familiares são considerados 45% do valor suportado por qualquer membro do agregado familiar com o limite global de 335,00 €, nas famílias monoparentais.

Pelo que, se o seu agregado familiar tiver despesas gerais de 778€ beneficiará desta dedução à coleta, no valor de €335,00.

Deverá aguardar pela liquidação, a não ser que tenha aceite o IRS automático, pois nesse caso, já foi notificada da mesma 😉, para verificar quais as despesas/benefícios fiscais (exemplo PPR) que contribuíram para o valor considerado na sua dedução à coleta.

Espero ter ajudado.

IMPOSTOS4U