Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Irs jovem

Recommended Posts

luis1414

Bom dia,

Estou com uma pequena dúvida em relação ao IRS jovem.

Acabei a minha licenciatura em 2017, e nunca usufrui do IRS jovem apesar de ter começado em 2020 creio.

Será que posso modificar as declarações dos anos anterior?

É que se fizer a declaração este anos e preenchendo os campo do IRS jovem, ele aceita apesar de ter 29 anos e de preencher que acabei a licenciatura em 2017, supostamente o sistema não devia deixar ou tenho direito ?

ifugibup

tenho a mesma dúvida, no meu caso terminei o mestrado em 2018 com 24 anos e comecei a trabalhar em 2019.

obrigado

Edited by ifugibup
    IMPOSTOS4U
    A 01/04/2024 às 12:10, luis1414 disse:

Bom dia,

Estou com uma pequena dúvida em relação ao IRS jovem.

Acabei a minha licenciatura em 2017, e nunca usufrui do IRS jovem apesar de ter começado em 2020 creio.

Será que posso modificar as declarações dos anos anterior?

É que se fizer a declaração este anos e preenchendo os campo do IRS jovem, ele aceita apesar de ter 29 anos e de preencher que acabei a licenciatura em 2017, supostamente o sistema não devia deixar ou tenho direito ?

Compete a si saber se reúne ou não os requisitos do Regime do IRS Jovem. 

O "sistema" não faz essa análise.

Pelo que deve ler o folheto do IRS Jovem, que estava em vigor nos anos de 2020 e 2021, devendo ter em atenção se o seu primeiro ano de obtenção de rendimentos, como sujeito passivo, foi no ano de 2020 (e quanto ao ano de 2020 já não é possível reclamar!) 😉

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Folhetos_informativos/Documents/Folheto_IRS_jovem.pdf

IMPOSTOS4U

há 20 horas, ifugibup disse:

tenho a mesma dúvida, no meu caso terminei o mestrado em 2018 com 24 anos e comecei a trabalhar em 2019.

obrigado

Começou a trabalhar em 2019 e nesse caso ainda foi dependente ou sujeito passivo de IRS?

ifugibup
    3 hours ago, IMPOSTOS4U said:

Começou a trabalhar em 2019 e nesse caso ainda foi dependente ou sujeito passivo de IRS?

passivo de IRS, entreguei a primeira declaração em 2020

IMPOSTOS4U
    há 5 minutos, ifugibup disse:

passivo de IRS, entreguei a primeira declaração em 2020

Se entregou a primeira declaração de IRS em 2020, então foi para declarar os rendimentos obtidos em 2019, certo?

Tenha em atenção que o IRS Jovem (previsto no artigo 2.º B do Código do IRS, na redação de 2020) destina-se a jovens que obtenham rendimentos de trabalho dependente, pela primeira vez, depois de concluírem um determinado ciclo de estudos, e vigora por um período de 3 anos.

Este regime tem tido sucessivas alterações beneficiando, cada vez mais, quem reúna os respetivos requisitos. Mas não me parece que seja o seu caso. 😉

ifugibup
    1 minute ago, IMPOSTOS4U said:

Se entregou a primeira declaração de IRS em 2020, então foi para declarar os rendimentos obtidos em 2019, certo?

Tenha em atenção que o IRS Jovem (previsto no artigo 2.º B do Código do IRS, na redação de 2020) destina-se a jovens que obtenham rendimentos de trabalho dependente, pela primeira vez, depois de concluírem um determinado ciclo de estudos, e vigora por um período de 3 anos.

Este regime tem tido sucessivas alterações beneficiando, cada vez mais, quem reúna os respetivos requisitos. Mas não me parece que seja o seu caso. 😉

pois, na altura que surgiu o IRS jovem eu tinha percebido que não estaria abrangido. como não tenho acompanhado o tema e reparei que tem sofrido várias alterações fiquei na dúvida se poderia ainda usufruir de alguma maneira.

obrigado