Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais valias

Recommended Posts

FilipeRocha

Boa tarde precisava de esclarecer uma dúvida.
    Em Abril de 2020 comprei comprei uma casa (HPP)por 109000€, agora em Fevereiro de 2024 vendi por 175000€.
    O imóvel estava em meu nome e em nome da minha ex companheira ( não éramos casados estávamos em união de facto),
    Vendemos o imóvel, pagamos o crédito que faltava (91394€) mais (2036€ de liquidação antecipada do crédito), ainda pagamos de comissão á imobiliária 5% mais iva sobre o valor de venda, feito tudo isto  dividimos o excedente pelos dois, aproximadamente 35000€ a cada um. A minha dúvida é que valor tem que que investir para não pagar mais valias? Estou a pensar adquirir um imóvel de 155000€ para HPP e dar de entrada 30000€ dos 35000€.
    Conseguem me esclarecer?
    Desde já obrigado pela ajuda 

IMPOSTOS4U
    A 28/03/2024 às 14:34, FilipeRocha disse:

Boa tarde precisava de esclarecer uma dúvida.
    Em Abril de 2020 comprei comprei uma casa (HPP)por 109000€, agora em Fevereiro de 2024 vendi por 175000€.
    O imóvel estava em meu nome e em nome da minha ex companheira ( não éramos casados estávamos em união de facto),
    Vendemos o imóvel, pagamos o crédito que faltava (91394€) mais (2036€ de liquidação antecipada do crédito), ainda pagamos de comissão á imobiliária 5% mais iva sobre o valor de venda, feito tudo isto  dividimos o excedente pelos dois, aproximadamente 35000€ a cada um. A minha dúvida é que valor tem que que investir para não pagar mais valias? Estou a pensar adquirir um imóvel de 155000€ para HPP e dar de entrada 30000€ dos 35000€.
    Conseguem me esclarecer?
    Desde já obrigado pela ajuda 

Poderá ficar excluída de tributação a mais valia obtida se o valor da venda (175.000) deduzido da amortização do crédito à habitação para a aquisição (91.394), for reinvestido na aquisição da nova HPP. 

• Thanks 1
    Filipe Viana

Boa tarde,

Em 2023, vendi (190 000) a habitação secundária que adquiri em 2007 (80 000), estava como alojamento local.

Usei 85 000 para liquidar o empréstimo da minha HPP.

Posso usufruir da isenção de tributação das mais valias, ao abrigo do programa mais habitação?   

• 2 weeks later...
    IMPOSTOS4U
    A 05/04/2024 às 14:27, Filipe Viana disse:

Boa tarde,

Em 2023, vendi (190 000) a habitação secundária que adquiri em 2007 (80 000), estava como alojamento local.

Usei 85 000 para liquidar o empréstimo da minha HPP.

Posso usufruir da isenção de tributação das mais valias, ao abrigo do programa mais habitação?   

A aquisição desse imóvel foi para o património particular ou já no âmbito da atividade empresarial, atendendo a que estava afeto a alojamento local? 

E a venda ocorreu no âmbito da atividade empresarial ou particular?

São pormenores mas que podem fazer alguma diferença ...😉