Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Inscrição no IRS jovem necessariamente no 1º ano em que cumpro os requisitos?

Guest Helena

Recommended Posts

Guest Helena

Tenho 24 anos, faço 25 este ano. Acabei o Mestrado em Dezembro de 2022, comecei a trabalhar em Abril de 2023. Em 2023 tornei-me independente do meu agregado familiar, com rendimentos suficientes para poder participar no IRS JOVEM. Devo/Posso esperar um ano para me inscrever no IRS jovem, tendo os benefícios acordados para 2024 (100% no primeiro ano (2024) com 12 meses de trabalho), ou tenho necessariamente que me inscrever este ano, com os benefícios de 2023 (50% no primeiro ano com apenas 8 meses de trabalho) ?

Inscrevendo-me, terei IRS jovem durante 5 anos, ou ao chegar aos 26 anos deixo de poder usufruir?

IMPOSTOS4U
    há 11 horas, Visitante Helena disse:

Tenho 24 anos, faço 25 este ano. Acabei o Mestrado em Dezembro de 2022, comecei a trabalhar em Abril de 2023. Em 2023 tornei-me independente do meu agregado familiar, com rendimentos suficientes para poder participar no IRS JOVEM. Devo/Posso esperar um ano para me inscrever no IRS jovem, tendo os benefícios acordados para 2024 (100% no primeiro ano (2024) com 12 meses de trabalho), ou tenho necessariamente que me inscrever este ano, com os benefícios de 2023 (50% no primeiro ano com apenas 8 meses de trabalho) ?

Inscrevendo-me, terei IRS jovem durante 5 anos, ou ao chegar aos 26 anos deixo de poder usufruir?

A idade, até 26 anos, é condição para a aquisição do direito ao regime do IRS-Jovem que compreende o direito dos rendimentos serem tributados parcialmente em cinco anos, o que significa que este pressuposto da idade apenas tem que se verificar no 1º ano de obtenção de rendimentos (no seu caso 2023).

Como em 2023 tinha 24 anos e este foi o seu primeiro anos após a conclusão do ciclo de estudos, poderá beneficiar do regime em 2023 e nos 4 anos subsequentes de obtenção dos rendimentos (independentemente da idade que tenha nesses anos, desde que não ultrapasse os 35 anos, inclusive).

Caso não assinala essa opção, na declaração de rendimentos de 2023, perderá o benefício correspondente a este primeiro ano, de acordo com o regime em vigor em 2023.

Espero ter ajudado. 😉

IMPOSTOS4U

Guest Helena

Muito obrigada pelo esclarecimento! Nesse caso, se percebi bem, o mais benéfico será inscrever-me já este ano para não perder nenhum ano, certo? Quais serão as percentagens esperadas nos 5 anos?

IMPOSTOS4U
    há 12 horas, Visitante Helena disse:

Muito obrigada pelo esclarecimento! Nesse caso, se percebi bem, o mais benéfico será inscrever-me já este ano para não perder nenhum ano, certo? Quais serão as percentagens esperadas nos 5 anos?

Sim, no ano de 2023 já pode indicar essa Opção no IRS Jovem aquando do preenchimento da declaração de rendimentos (exceto se a ideia for obter um doutoramento 😉).

E não faça confusão, para o IRS Jovem não há inscrição, coisa diferente é o "Prémio Salarial", neste sim deve inscreve-se, até ao final de maio (se ainda não o fez) e são coisas diferentes mas com o mesmo objetivo  (ajudar e reter o talento jovem no país). 🤑