Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Calendário de reinvestimento de mais-valias

Guest Mayfast

Recommended Posts

Guest Mayfast

Boa tarde,

Vendi a minha casa em outubro de 2022.  Vou reinvestir todas as receitas e comprar uma nova residência principal.  Tenho 36 meses (até outubro de 2025) para reinvestir.  Posso comprar uma nova casa em 2024 ou no início de 2025, mas só me mudar e registar como minha morada em outubro de 2025. Diz dentro de 6 meses, mas eu quero comprar agora e só me mudar e registar como minha morada principal em outubro de 2025. É assim que se faz ou é permitido? 

• 2 weeks later...
    IMPOSTOS4U

Para que haja exclusão de tributação da mais valia obtida pela alienação do imóvel, que foi a sua habitação própria e permanente, no caso de reinvestimento, na aquisição de outro imóvel, deve afetá-lo à sua habitação ou do seu agregado familiar, até decorridos doze meses após o reinvestimento. 😉

Assim, se reinvestir na sua nova habitação, por exemplo, em outubro de 2024, tem até 12 meses, de acordo com o Código do IRS (al. a) do n.º 6 do artigo 10.º), para afetar o novo imóvel à sua habitação e, deste modo, beneficiar da exclusão de tributação da mais valia.

No entanto, para beneficiar da isenção do IMI, por se tratar de imóvel para habitação própria e permanente, dispõe de 6 meses a contar da aquisição para o afetar. Caso o faça, para além desse prazo poderá perder parte desse benefício.

Espero ter ajudado.

D'Impostos4U