Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS Jovem - início Dezembro 2023

Darlindo Resende

Recommended Posts

Darlindo Resende

Boa tarde.

Não sei se alguém neste fórum me poderá ajudar a tirar uma dúvida à cerca dos benefícios do IRS Jovem.

O meu filho tem 23 anos e começou a trabalhar (primeiro emprego) em Dezembro de 2023. No 1º ano vai beneficiar do IRS 0% mas no caso dele será apenas um mês o que é uma pena. Será possível activar o IRS Jovem apenas no próximo ano e deixar correr este de forma normal sem qualquer benefício? 

Agradeço muito desde já o tempo que vos tomei e desejo a todos um Bom Ano de 2024.

Darlindo Resende 

IMPOSTOS4U

A sua questão não esclarece se foi concluído, pelo seu filho, algum dos ciclos de estudos abrangidos pelo Regime do IRS Jovem (ciclo de estudos, igual ou superior ao nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, ou seja, curso Técnico Profissional, Licenciatura ou Mestrado).

Caso tenha concluído um dos referidos ciclos de estudos em 2023, ainda que em 2023 tenha obtido rendimentos, pode continuar a constar da declaração de rendimentos dos progenitores, como dependente. O IRS Jovem  verifica-se no 1.º ano da obtenção dos rendimentos após o ano da conclusão do ciclo de estudos relevante.

Guest Darlindo Resende

Bom dia. Obrigado pela sua resposta. Realmente referi isso, não pensei que fosse importante , peço desculpa. O meu filho acabou o mestrado em Junho de 2023. Se não "activarmos" o IRS Jovem agora em 2024 mesmo já tendo rendimentos em dezembro de 2023, podemos "activá-lo" em 2025? Assim ele poderia usufruir do desconto durante 12 meses e não apenas um.

Agradeço muito mais uma vez este tempo que me dispensou.

Darlindo Resende 

• 2 weeks later...
    IMPOSTOS4U
    A 15/01/2024 às 09:58, Visitante Darlindo Resende disse:

Bom dia. Obrigado pela sua resposta. Realmente referi isso, não pensei que fosse importante , peço desculpa. O meu filho acabou o mestrado em Junho de 2023. Se não "activarmos" o IRS Jovem agora em 2024 mesmo já tendo rendimentos em dezembro de 2023, podemos "activá-lo" em 2025? Assim ele poderia usufruir do desconto durante 12 meses e não apenas um.

Agradeço muito mais uma vez este tempo que me dispensou.

Darlindo Resende 

Se o seu filho terminou o mestrado em 2023 os rendimentos obtidos em 2023 (e caso sejam inferiores ao valor anual da retribuição mínima garantida) podem ser declarados na declaração de rendimentos dos pais (enquanto tiverem menos de 26 anos os miúdos podem ser considerados nossos dependentes 😉, desde que tenham auferido um rendimento anual inferior à retribuição mínima garantida (em 2023 = €760x14= €10.640). Claro que nesse caso,  o rendimento do agregado familiar pode aumentar mas pode continuar a beneficiar da dedução (isto é abatimento ao imposto devido) relativo ao dependente (€600) e ainda das despesas de educação do mesmo.

É claro que o seu filhote pode optar por entregar o IRS sozinho, relativamente aos rendimentos de 2023, mas nesse caso não poderá optar pelo IRS Jovem (pois em 2023 ainda não reúne os requisitos). 

É uma questão de fazerem as contas (isto é, simular uma e a outra situação).

Espero ter ajudado.

D' Impostos4U

Guest Darlindo

Muito obrigado mesmo pela sua resposta tão bem explicada elucidativa. Com pessoas assim ainda podemos ter esperança neste Mundo Novo! Bem haja.