Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Novas Tabelas

Recommended Posts

Bom dia.

Gostava de  saber o seguinte:

Com as novas tabelas passaremos a descontar menos para o IRS,  e, desta forma mensalmente receber mais, mais conforme o vencimento mensal de cada um. A minha dúvida é se o que vamos receber a mais devido à redução do imposto, se no final do ano, ou seja se ao preencher o IRS em 2025 vamos pagar o valor que mensalmente fomos recebendo a mais que em 2023?

Obrigado

Avlis

JRJordao
    há 2 horas, avlis disse:

A minha dúvida é se o que vamos receber a mais devido à redução do imposto, se no final do ano, ou seja se ao preencher o IRS em 2025 vamos pagar o valor que mensalmente fomos recebendo a mais que em 2023?

Não, pois os escalões de IRS (utilizados no cálculo da declaração) foram sujeitos a semelhante ajuste.

image.png.bf7367e104582cca166d779121f9111b.png

paizinho
    há 4 horas, avlis disse:

Bom dia.

Gostava de  saber o seguinte:

Com as novas tabelas passaremos a descontar menos para o IRS,  e, desta forma mensalmente receber mais, mais conforme o vencimento mensal de cada um. A minha dúvida é se o que vamos receber a mais devido à redução do imposto, se no final do ano, ou seja se ao preencher o IRS em 2025 vamos pagar o valor que mensalmente fomos recebendo a mais que em 2023?

Obrigado

Avlis

Avlis, mensalmente receberá um ordenado liquido maior em virtude da percentagem de IRS aplicar no vencimento bruto ser mais baixa.

No momento de submissão de IRS a cada ano, é o momento em que se efetua o encontro de contas com o estado, na prática, o que acontecerá é que quem tinha um reembolso, agora certamente continuará a ter, simplesmente será inferior um vez que ao longo do ano já estamos a descontar menos. Como o estado reteve menos vai devolver menos.

É necessária prudência nos orçamentos familiares, pois isto na prática é um "engano". O libertar mais dinheiro mensalmente pela via de menores descontos não é um aumento de ordenado, pois o bruto mantém-se.

Bom ano de 2024 e bons orçamentos.

JRJordao
    há 29 minutos, paizinho disse:

No momento de submissão de IRS a cada ano, é o momento em que se efetua o encontro de contas com o estado, na prática, o que acontecerá é que quem tinha um reembolso, agora certamente continuará a ter, simplesmente será inferior um vez que ao longo do ano já estamos a descontar menos. Como o estado reteve menos vai devolver menos.

Seria assim linear se os escalões se tivessem mantido. Como eles foram também revistos (em baixa) em linha com as tabelas de retenção, a tendência será para o reembolso do IRS se manter, variando óbviamente com alterações no salário, agregado familiar e despesas.

paizinho
    há 9 minutos, JRJordao disse:

Seria assim linear se os escalões se tivessem mantido. Como eles foram também revistos (em baixa) em linha com as tabelas de retenção, a tendência será para o reembolso do IRS se manter, variando óbviamente com alterações no salário, agregado familiar e despesas.

JRJordao, confesso que não é a minha área, baseio-me no que leio e oiço nos media, o que tenho lido é que esta baixa irá levar a um menor reembolso de IRS em 2025.

Exemplo:

https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/irs-novas-tabelas-de-retencao-dao-mais-a-ganhar-em-2024-mas-tiram-reembolsos-de-2025-17583899.html

"O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro defende, por isso, que o Governo deve informar os contribuintes, considerando "o baixíssimo nível de vida, de rendimento disponível, e a iliteracia financeira" no país. "Muita gente conta com os reembolsos do IRS para endireitar finanças pessoais", opinou, lembrando que "é matemático" concluir que os valores dos reembolsos do IRS em 2025 baixem bastante com esta atualização das tabelas de retenção na fonte."

Não há melhor que aguardar e verificar...

JRJordao
    A 02/01/2024 às 12:43, paizinho disse:

JRJordao, confesso que não é a minha área, baseio-me no que leio e oiço nos media, o que tenho lido é que esta baixa irá levar a um menor reembolso de IRS em 2025.

Está correto, em termos de que poderá baixar alguma coisa. Mas o valor retido a menos mensalmente não irá ser integralmente subtraído ao resultado anual.

Exemplo simplificado para salário bruto de 1700€, não casado sem dependentes

2023 (regras do 2ºsemestre aplicadas a todo o ano)

• Coleta total: ((1700 x 14) - 4104) x 28,5% - 1426,65 = 4186,71€
    • Retenções na fonte: (1700 x 35% - 295,26) x 14 = 4196,36€
    • Resultado sem despesas: 4196,36 - 4186,71 = 9,65€ a receber

2024

• Coleta total: ((1700 x 14) - 4104) x 26% - 1441,14 = 3680,60€
    • Retenções na fonte: (1700 x 26% - 186,66) x 14 = 3574,76€
    • Resultado sem despesas: 3574,76 - 3680,60 = 105,84€ a pagar

(Nota: Em nenhum dos casos haveria realmente imposto a pagar, pois só as despesas gerais deduzem 250€)

Em 2024 retem menos (4196,36 - 3574,76) 621,60€ e perde (9,65 - (-105,84)) 115,49€ no resultado.

Paga efetivamente menos (621,60 - 115,49) 506,11€ de imposto.

Edited by JRJordao
    Pequena correção de valor
    • Like 1