Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Declaração de IRS 2022

EJorge68

Recommended Posts

Bom dia a todos. 

Tenho três questões quanto ao preenchimento da minha declaração referente ao ano de 2022.

1- Importa referir que não tenho quaisquer tipo de rendimentos de trabalho ou outro mas apenas 4,10€ (anual) dum FPR.

2- Optei pela declaração pré-preenchida como tal como faço todos os anos.

1ª questão - quando preencho o Anexo A , quadro C (outras deduções) com o código 422 (quotizações Ordens Profissionais) e tento validar a declaração, surge-me um código de erro dizendo que tenho que preencher o quadro 4A (do mesmo anexo - rendimentos de trabalho dependente ) que como referi não tenho e como tal não me permite validar a declaração. Não sei o que fazer.

2ª questão - Se tento entregar a declaração apenas com o anexo H, dá-me outro código de erro dizendo que tenho que preencher o quadro 4A (anexo H - rendimentos isentos) ou o quadro 8 (anexo H - acréscimos por incumprimentos).

3ª questão - Também não estou a conseguir introduzir os juros pagos com empréstimo para aquisição de habitação permanente.

Na declaração de 2021 que foi entregue em 2022, também não tinha rendimentos e no entanto não tive nenhum destes problemas.

Não tendo tido rendimentos durante o ano de 2022, obviamente não estou à espera de qualquer devolução, mas não consigo terminar a declaração para entregar.

Alguém por aí que me possa ajudar?

Muito obrigado

JRJordao

A tua situação é muito atípica e pode não estar (por bug) contemplada no software de entrega da declaração deste ano.

Penso que reúnes as condições para dispensa de entrega da declaração (detalhes). Na prática não tiveste rendimentos, e sem rendimentos as despesas não servem para nada.

Sugiro que descrevas a tua situação pelo e-balcão e perguntes se estás dispensado de entregar declaração. Se te disserem que não, então respondes com esses obstáculos com que te estás a deparar.

• Thanks 1
    JRJordao

Afinal talvez nem precises recorrer ao e-balcao

IRS: como comprovo que estou dispensado de entregar a declaração?

Citação

Uma vez autenticado no portal das Finanças com as credenciais de acesso, basta seguir "Cidadãos>Serviços>Dispensa Entrega IRS>Entregar Pedido". Selecione o ano dos rendimentos a que se refere a certidão pedida e esta é-lhe apresentada em formato descarregável.

• Thanks 1
    há 57 minutos, JRJordao disse:

Afinal talvez nem precises recorrer ao e-balcão

IRS: como comprovo que estou dispensado de entregar a declaração?

Não funcionou, faço todo o percurso (Os Seus Serviços/Entregar/Pedido/Dispensa Entrega IRS) mas quando coloco 2022 como ano de rendimentos a página responde com "Ano do pedido de certidão inválido", de qualquer forma já coloquei a pergunta no e-balcão. Vamos esperar para ver o que sai. No final informarei por esta via.

Muito obrigado pela atenção dispensada.

• Like 1
    Manuel Teixeira
    há 17 horas, EJorge68 disse:

Bom dia a todos. 

Tenho três questões quanto ao preenchimento da minha declaração referente ao ano de 2022.

1- Importa referir que não tenho quaisquer tipo de rendimentos de trabalho ou outro mas apenas 4,10€ (anual) dum FPR.

2- Optei pela declaração pré-preenchida como tal como faço todos os anos.

1ª questão - quando preencho o Anexo A , quadro C (outras deduções) com o código 422 (quotizações Ordens Profissionais) e tento validar a declaração, surge-me um código de erro dizendo que tenho que preencher o quadro 4A (do mesmo anexo - rendimentos de trabalho dependente ) que como referi não tenho e como tal não me permite validar a declaração. Não sei o que fazer.

2ª questão - Se tento entregar a declaração apenas com o anexo H, dá-me outro código de erro dizendo que tenho que preencher o quadro 4A (anexo H - rendimentos isentos) ou o quadro 8 (anexo H - acréscimos por incumprimentos).

3ª questão - Também não estou a conseguir introduzir os juros pagos com empréstimo para aquisição de habitação permanente.

Na declaração de 2021 que foi entregue em 2022, também não tinha rendimentos e no entanto não tive nenhum destes problemas.

Não tendo tido rendimentos durante o ano de 2022, obviamente não estou à espera de qualquer devolução, mas não consigo terminar a declaração para entregar.

Alguém por aí que me possa ajudar?

Muito obrigado

Bom dia, Jorge,

Já conseguiu resolver? 

Se não conseguiu, "pense assim":

a) Refere que não tem rendimentos (apenas os 4,10€ anual dum FPR), logo tem rendimentos (os 4,10€);

b) FPR é o quê? Fundos de Poupança Reforma? - Se sim, deverá declarar como "rendimentos de fundos";

c) É Profissional Liberal ou Trabalhador por Conta de Outrem? - Este aspeto é fundamental para saber qual o enquadramento. 

SUJESTÃO

Verifique o Mod. 3 e anexos do ano anterior (parece-me que conseguiu entregar sem problemas) e preencha as respetivas parcelas nos respetivos anexos.

A 20/04/2023 às 06:40, Manuel Teixeira disse:

Bom dia, Jorge,

Já conseguiu resolver? 

Se não conseguiu, "pense assim":

a) Refere que não tem rendimentos (apenas os 4,10€ anual dum FPR), logo tem rendimentos (os 4,10€);

b) FPR é o quê? Fundos de Poupança Reforma? - Se sim, deverá declarar como "rendimentos de fundos";

c) É Profissional Liberal ou Trabalhador por Conta de Outrem? - Este aspeto é fundamental para saber qual o enquadramento. 

SUJESTÃO

Verifique o Mod. 3 e anexos do ano anterior (parece-me que conseguiu entregar sem problemas) e preencha as respetivas parcelas nos respetivos anexos.

Ainda não resolvi, preenchi a declaração tal como no ano anterior, mas este ano dá os erros mencionados.

Não tive qualquer rendimentos para além dos 4,10€ referidos porque por opção não trabalhei todo o ano de 2022. Podemos dizer que tirei um período sabático e que antes trabalhava por conta de outrem.

JRJordao
    há 1 hora, EJorge68 disse:

Ainda não resolvi, preenchi a declaração tal como no ano anterior, mas este ano dá os erros mencionados.

Não tive qualquer rendimentos para além dos 4,10€ referidos porque por opção não trabalhei todo o ano de 2022. Podemos dizer que tirei um período sabático e que antes trabalhava por conta de outrem.

E não há juros nem dividendos para englobar e receber de volta a retenção? ;) 

• 2 months later...
    Guest CarolineT
    A 26/04/2023 às 15:36, EJorge68 disse:

Caros

Antes de mais um muito obrigado pela atenção e sugestões.

Obtive resposta do e-balcão a qual anexo para conhecimento do forum.

portaldasfinancas-gov-pt-ebalcao.pdfUnavailable

Olá, Jorge! Estou a enfrentar o mesmo problema quanto ao erro Ano do pedido de certidão inválido.

Como conseguiu proceder com a situação? O documento disponibilizado já não se encontra na plataforma.

há 3 horas, Visitante CarolineT disse:

Olá, Jorge! Estou a enfrentar o mesmo problema quanto ao erro Ano do pedido de certidão inválido.

Como conseguiu proceder com a situação? O documento disponibilizado já não se encontra na plataforma.

Bom dia Caroline

A resposta que recebi do E-Balcão foi de que apenas podemos pedir o certificado uma vez terminado o prazo para entrega das declarações (30 de Junho).