Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Abrir atividade própria para vender produtos por print on demand

Guest Catarina Arsénio

Recommended Posts

Guest Catarina Arsénio

Boa noite. Sou trabalhadora por conta de outrem, no entanto possuo um hobby à vários anos: pintura e desenho. Queria começar a rentabilizar, e à algum tempo que pesquiso sobre abertura de atividade própria. Para já, não tenho intenções de me despedir do meu emprego para me dedicar a 100% ao meu negócio próprio, portanto teria as 2 atividades em simultâneo. Até aqui não existia dúvida nenhuma, até parecia fácil abrir atividade e preencher as declarações e os recibos. A minha dúvida chegou quando comecei a pesquisar sobre vender impressões dos meus trabalhos internacionalmente, através de plataformas de print on demand (impressão sob demanda). Para quem não sabe, uma POD funciona sobre encomenda: o meu cliente faz-me a encomenda através da minha loja online (loja própria, Etsy, etc.) e eu transfiro a encomenda para a empresa de POD, que irá tratar de tudo, impressão e envio ao cliente. A empresa de POD recebe o valor do produto + envio, e eu recebo uma taxa de lucro/comissão, por a imagem imprimida ser uma criação minha.

A minha grande dúvida é: em todo o lado que procuro, o resultado é sempre que exportar para fora da UE está abrangido por um determinado regime de IVA. No entanto, eu tecnicamente não vou exportar nada, uma vez que o produto não vai passar pelas minhas mãos. Se um cliente no Canadá comprar uma t-shirt com um desenho meu, eu transfiro a encomenda para a empresa de POD, e a empresa, através das suas instalações mais próximas à casa do cliente, trata de tudo. Eu não exportei nada. Não encontro rigorosamente nada acerca deste assunto. As páginas das finanças e da autoridade tributária até agora não ajudaram muito. Até pode ser que tenham alguma informação, numa alínea qualquer no meio das letras pequeninas.

Agradeço desde já a quem puder ajudar.