Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Limites de Deduções no IRS

Guest João Ribeiro

Recommended Posts

Guest João Ribeiro

Bom dia

Estou a tentar saber se me é compensatório fazer um PPR para poder usufruir do Beneficio Fiscal. Sendo que será mais uma dedução a juntar a dedução da coleta, e sendo que as deduções tem limites, estou a tentar entender se estou ou não no limite. Os limites são entre 2500 euros entre o quadro mínimo e máximo, mas são para todas as deduções? Porque tendo eu 2 filhos só nas deduções de dependentes são logo 1500 euros, mais os 500 de deduções gerais e já estou praticamente no limite máximo. Ou seja, eu somo todas as deduções a chegando aos 2500 (ou o valor correspondente do meu rendimento coletável) não vale a pena somar mais? (Que tornaria o PPR irrelevante em termos de benefícios fiscais), ou só algumas deduções é que entram para esse limite (se sim quais são?) 

Obrigado

• 4 months later...
    Marcio Cordeiro

Boa tarde. Também tenho esta dúvida a qual ainda não consegui esclarecer. No meu caso fico sem saber se vale a pena ou não investir em PPR no final do ano ou não pois posso já ter atingido o limite das deduções. Se alguém poder ajudar....

• 2 weeks later...
    • 3 weeks later...
    Guest Mauro

Boa tarde,

Fui ao simulador mas não esclarece a dúvida que tenho, até porque não bate certo quando comparo com o que tenho na minha nota de liquidação.

No meu caso, já fiz o IRS do exercício de 2022, e na nota de liquidação tenho referido que as deduções à coleta é de 3106,38€ (e portanto o limite global deduções à coleta é certamente igual ou superior a esse valor).

Ora o simulador do Doutorfinanças dá-me um limite global deduções à coleta substancialmente inferior a 3106,38€.

Já fiz o cálculo 1000€ + [(2500€ – 1000€) x [(Valor do último escalão – Rendimento coletável) / (Valor do último escalão – Valor do primeiro escalão)], mas também não bate certo, pois dá um valor substancialmente inferior a 3106,38€.

Somos 2 titulares (tributação conjunta) e 2 dependentes.

Alguém consegue esclarecer exactamente como é feito o cálculo do limite global de deduções à coleta ?

Obrigado

• 1 year later...
    Marcio Cordeiro
    A 12/05/2023 às 12:05, Visitante Mauro disse:

Boa tarde,

Fui ao simulador mas não esclarece a dúvida que tenho, até porque não bate certo quando comparo com o que tenho na minha nota de liquidação.

No meu caso, já fiz o IRS do exercício de 2022, e na nota de liquidação tenho referido que as deduções à coleta é de 3106,38€ (e portanto o limite global deduções à coleta é certamente igual ou superior a esse valor).

Ora o simulador do Doutorfinanças dá-me um limite global deduções à coleta substancialmente inferior a 3106,38€.

Já fiz o cálculo 1000€ + [(2500€ – 1000€) x [(Valor do último escalão – Rendimento coletável) / (Valor do último escalão – Valor do primeiro escalão)], mas também não bate certo, pois dá um valor substancialmente inferior a 3106,38€.

Somos 2 titulares (tributação conjunta) e 2 dependentes.

Alguém consegue esclarecer exactamente como é feito o cálculo do limite global de deduções à coleta ?

Obrigado

O meu caso é muito parecido ao seu, e também não se aplica o resultado da fórmula  1000€ + [(2500€ – 1000€) x [(Valor do último escalão – Rendimento coletável) / (Valor do último escalão – Valor do primeiro escalão)].

Continuo sem entender qual o limite das deduções à coleta que posso descontar. Mais uma vez este ano vou chegar a Dezembro sem saber se consigo ir buscar beneficio fiscal por fazer um PPR.
    O meu exemplo: 
    Rendimento Coletável: 69095.96€
    Aplicando a fórmula, obteria o limite de 1225€
    Na minha Nota de liquidação de 2023, as deduções à coleta foram de 3.529,71€
    Por simulação (adicionando mais despesas), consigo perceber que para 2023, o meu limite de deduções à coleta seria de cerca de 3920€. Não consigo perceber porquê, nem encontro informação em lado nenhum que justifique estes valores.