Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida em relação a empréstimo

Guest Daniela

Recommended Posts

Guest Daniela

Olá,

Desde já saliento que sou um pouco ignorante em relação a empréstimos e muitas outras questões financeiras, mas venho expor a minha questão se me puderem ajudar.

Surgiu uma oportunidade há um ano atrás de comprar um carro e por não me encontrar efetiva no preciso momento, o meu pai pediu o empréstimo em seu nome, crédito pessoal.

Colocámos uma prestação baixa, pagando por 5 anos, para ter a certeza de que conseguiria pagá-la, mas planeei e consegui todos os meses guardar um valor superior, para mais tarde abater a prestação.

Neste momento tenho guardado, em casa, cerca de metade do valor total do empréstimo.

A minha dúvida é se ao abater o empréstimo, estou de alguma forma a prejudicar o meu pai a nível legal? Por exemplo a nível de IRS, etc?
    Sendo que ele não tem muitos rendimentos neste momento, não sei se seria prejudicial a entrada de um valor considerável na conta dele, saindo logo de seguida para o pagamento de empréstimo. Não sei se existem mais fatores que não estou a considerar ou se existiria uma altura específica mais favorável para o fazer? Ou seria preferível abater o empréstimo de uma vez?

Todos os meses transfiro também para a conta dele, por mbway, o valor exato da prestação.

Desde já obrigada pelo esclarecimento.

Cumprimentos,
    Daniela