Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dificuldade em anular declaração 2020

quico

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Venho pedir ajuda a quem já tenha passado por esta situação, como fizeram para resolver, se é que foi possível. Passo a explicar:

Estou em união de facto desde 2020 com um filho em comum, este ano quando fiz o IRS de 2021, fiz o exercício de fazer as simulações das 2 maneiras e cheguei à conclusão que fazer em conjunto era muito mais vantajoso. No IRS referente a 2020, infelizmente fizemos 2 individuais.

Ora, tendo isto em conta e uma vez que ainda estava no prazo legal de 2 anos para modificações, submetemos uma declaração de substituição da declaração de IRS de 2020, mas agora em conjunto. Um mês depois, recebo indicação que não foi possível substituir porque já haveriam declarações previamente submetidas (certo, por isso se chama de substituição, mas ok).

Entrei em contacto telefónico com as finanças que me indicaram que, por se tratar de uma alteração ao agregado, teria de fazer o pedido por escrito para anular as 2 declarações prévias e só depois era possível submeter a de substituição. Fiz esse pedido no e-balcão das finanças em Junho. Hoje, 4 meses depois, ainda não tenho qualquer resposta.

Fui hoje pessoalmente às finanças e a indicação que me deram é que, legalmente, apenas posso fazer esta alteração (Solteiro- União de facto) dentro do prazo de submissão do IRS, ou seja, teria de o fazer até 30/6/2021. Mais, indicam-me que esta é a única alteração que não é permitida fazer fora do prazo durante os tais 2 anos. Também me disseram que a reclamação está em sistema e que tenho de aguardar a resposta, que a senhora que trata das reclamações está "assoberbada em trabalho"...

Pelo que pesquisei, não encontro qualquer informação que corrobore o que me acabam de dizer.

Alguém já tenha passado pelo mesmo?

Obrigado desde já a quem possa ajudar.