Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Trabalhador por conta de outrem e Prestador de serviços

Guest António Moreira

Recommended Posts

Guest António Moreira

Bom dia,

Sou trabalhador por conta de outrem, mas vou-me coletar porque vou começar a prestar serviços para uma outra entidade. Gostaria de saber a percentagem que devo fazer de retenção (IRS) quando tiver que passar recibo verde. Uma vez que já fui coletado anteriormente não estou isento de IRS, apesar de estar de IVA, por não ultrapassar o valor 12.500€, e não precisar de descontar para segurança social, uma vez que desconto para a entidade onde trabalho.

Grato pela atenção,

JRJordao
    Citação

- 25%: aplicados a rendimentos de profissionais como médicos, advogados e arquitetos. A lista de atividades profissionais a que se aplica esta percentagem pode ser consultada no artigo 151º do CIRS
    - 20%: taxa aplicada a profissionais independentes não residentes habituais em Portugal, que exerçam atividades científicas, artísticas ou técnicas.
    - 16,5%: taxa definida para rendimentos provenientes de propriedade intelectual, industrial ou de prestação de informação;
    - 11,5%: aplicados a rendimentos de trabalhadores independentes cuja a atividade não está prevista no artigo 151º do CIRS e atos isolados. É a taxa mais comum a aplicar. 

fonte: https://www.doutorfinancas.pt/carreira-e-negocios/irs-taxas-de-retencao-na-fonte-nos-recibos-verdes/