Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Emprego em fulltime e formador em pós laboral

fernandosousaa

Recommended Posts

fernandosousaa

Bom dia,

Em finais de 2019 fiz o CCP para me habilitar de dar formações, depois com a pandemia nunca cheguei a "exercer" a função de formador, no entanto desde o final do verão que tenho começado a dar formações, inicialmente online e agora presencial, sendo que estas formações não estão nada relacionadas com o meu emprego em full time nem entidade empregadora. Ao início dava formação de forma esporádica e o pagamento era feito em dinheiro vivo/em mão no final de cada formação (formações de curta duração). Agora começo a dar mais formações e continuo sem fazer qualquer contribuição para a SS nem descontos, nem pagamento de impostos, etc.

"Sabe bem" receber o dinheiro na totalidade, mas não queria ter problemas futuros por não estar a fazer nenhum pagamentos de impostos. Nesta situação o que devo fazer? Sou eu que tenho de tratar de alguma coisa ou devia ser a entidade formadora que me "contratou" para dar as formações?

(Digo "contratou" porque apenas me pediram para dar formações, nunca assinei nada, nenhum contrato, nem nada do género)

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como deves suspeitar, está a ser cometida uma ilegalidade tanto pela empresa como por ti.

Ou a empresa te contrata e nesse caso trata ela de tudo (trabalho dependente), ou abres tu uma atividade por conta própria e emites recibos à empresa (detalhes), ou emites um único ato isolado por todo o valor recebido durante o ano (detalhes).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    fernandosousaa
    há 10 minutos, JRJordao disse:

Como deves suspeitar, está a ser cometida uma ilegalidade tanto pela empresa como por ti.

Ou a empresa te contrata e nesse caso trata ela de tudo (trabalho dependente), ou abres tu uma atividade por conta própria e emites recibos à empresa (detalhes), ou emites um único ato isolado por todo o valor recebido durante o ano (detalhes).

Agradeço a resposta. Eu sei que é uma enorme ilegalidade, por isso estar a pedir ajuda nesse sentido.

Inicialmente como eram formações esporádicas e de poucas horas não estava muito preocupado, mas agora o cenário é outro.

Vou validar a informação que me enviou e também consultar um contabilista para esclarecer as minhas dúvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites