Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS 2021 /2022 mais valias em venda de habitação própria e permanente

tiag1

Recommended Posts

Boa tarde,

Venho solicitar alguns esclarecimentos, que tem sido difícil obter de forma clara.

Vendi um imovel de habitação própria e permanente em 07/2021  por 285 000€, o valor de aquisição tinha sido de 210 000€, valor em divida credito habitação e pago, 183 299,86 €  sendo os encargos com o imóvel no valor de 25 781,01 €.

As minhas dúvidas são as seguintes : 

- qual o valor de reinvestimento que tenho de indicar na declaração de irs para que fique isento de qualquer pagamento?  (já fiz o calculo dos 285 000 € - (183 299,86€ + 25 781,01€) = 75 919,13 €, ou seja este valor final foram as minhas mais valias com o imovel em questão, mesmo colocando este valor exato quando valido e simulo tenho sempre que pagar (sem a declaração da venda a simulação dava a receber valores na ordem dos +3500€).

- poderei indicar na declaração de 2021/2022 a intenção de reinvestimento e na próxima, para o ano, indicar que pretendo pagar o imposto sobre a venda? 

JRJordao
    A 30/04/2022 às 18:12, tiag1 disse:

- qual o valor de reinvestimento que tenho de indicar na declaração de irs para que fique isento de qualquer pagamento?

(valor de venda - valor em divida credito habitação), podendo ser menos quanto mais antiga for a data de aquisição

Em complemente ao simulador oficial, esta página também pode dar jeito.

A 30/04/2022 às 18:12, tiag1 disse:

- poderei indicar na declaração de 2021/2022 a intenção de reinvestimento e na próxima, para o ano, indicar que pretendo pagar o imposto sobre a venda? 

Neste caso talvez tenhas de entregar declaração de substituição para 2021, e pagar a diferença de imposto com juros de mora (cerca de 4,50%).

Edited by JRJordao
    • 2 weeks later...

Obrigado pela sua resposta.

Faço mais uma questão relativamente ao juros de mora. Esse valor que refere dos 4.50% é um valor absoluto que é cobrado independentemente da data que pague (entre o 1 e o 36º mês após venda) ?  Ou quanto mais tempo passe após venda maior o valor a pagar ?

JRJordao

Os 4,50% são a taxa anual atual.

Penso que funciona da seguinte forma.

Para um valor de imposto regularizado durante a época de entrega de IRS do ano seguinte, é essa a taxa aplicada.

Se for só regularizado durante a época de entrega de IRS de um ano mais tarde, será duas vezes esse valor.

E assim sucessivamente.

Declaração IRS com 2 individuos em uniao de facto 

ao inserior anexo G com identificação de venda de imovel, com intenção de reeinvestimento ainda nao realizado, aparece me sempre um valor a pagar ,que sem anexo G seria para receber 4400€.  

coloquei varios valores no valor a reeinvestir e o valor final para pagar é sempre o mesmo. inicialmente na simulação a taxa era de 37 % , quando coloco o anexo G com intenção de reeinvestimento a taxa na simulação passa a 45%.

Fiz varias chamadas para as financas mas ninguem soube explicar o porquê e que preenchendo a intenção de reeinvestimento da totalidade do valor de realização , era como se o anexo G , não fosse contemplado para o calculo de IRS, que deveria dar os mesmo 4 400€ que tinha dado sem o anexo G.

Alguem consegue perceber esta duvida e ter alguma explicação para isto acontecer?  

pretendo reeinvestir o dinheiro de realização, mas se for para pagar, preferia já pagar o imposto na totalidade e deixar esta questão arrumada. pedem me sempre pagar 1 100€ mesmo dizendo que quero reeinvestir.

JRJordao

A declaração de venda no quadro 4 está em duas linhas, uma por titular, cada uma com metade dos valores (realização, aquisição, encargos) e quota-parte 50%? Pergunto isso porque sei de situações em que o simulador não funcionou bem nesse caso. Se assim for, experimente simular (não entregar) com a totalidade dos valores e quota-parte 100% numa só linha.

Atenção que o valor apresentado pelo simulador não é garantia do resultado do processamento da declaração, embora na maioria dos casos eles coincidam.

Sim foram preenchidas duas linhas, uma por titular com a quota de 50% no final.

Liguei 5 vezes para as financas e 4 delas disseram que estava a preencher corretamente, e que o calculo final era um erro do sistema, mas numa delas disseram para somar e por tudo numa linha e no final deu para para receber o valor certo inicial sem o anexo G. So que nao faz sentido colocar tudo numa linha, ate porque se nao preencher a intençao de reeinvesmento o calculo do valor a pagar de imposto sobre a venda/mais valias é 6x mais alto, enquanto que nesta situacao (sem declarar intencao de reeinvestimento) e com preenchimento de duas linha 50/50 o valor a pagar é o correto

JRJordao
    há 26 minutos, tiag1 disse:

Sim foram preenchidas duas linhas, uma por titular com a quota de 50% no final.

Além da quota de 50%, os valores (realização, aquisição, encargos) em cada linha são metade do total? Há quem pense que a quota é usada para multiplicar, mas não. A quota é meramente informativa, não é usada no cálculo.

Eu não sugeri entregar numa só linha, apenas simular com uma só linha e, se o resultado fôr o esperado, voltar às duas linhas e entregar. Sendo um problema do simulador, não afetará o cálculo durante o processamento da declaração. A declaração com duas linhas terá o mesmo resultado que com uma só linha, desde que os valores estejam corretos (de acordo com a quota).

Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=NjzjFBenFX0

Edited by JRJordao

sim , em cada linha coloquei metade dos valores, que no somatorio dão corretamente os valores de realizaçao aquisição e encargos.

sim eu percebi a sugestão e agradeço a sua disponibilidade para me ajudar a perceber o que se passa. enviei com as duas linhas, mesmo com a simulação a dar para pagar ainda 1100€, este valor surge, mesmo dizendo que é para reeinvestir a totalidade da realização - emprestimo, o simulador considera um valor para a coleta liquida, essa parte é que não percebo onde o vai buscar 

sim preenchi o valor em divida ao banco, tudo direito. 

Julgava ser uma situação até vulgar de acontecer, mas quando pedia ajuda ao ligar para as financas parecia sempre que era a primeira vez que estavam perante uma situação destas..

obrigado pela ajuda JRJordao

Guest JP_13

Boa tarde @tiag1

estou exatamente com o mesmo problema, ontem tentei entregar o IRS e ate "desisti" porque algo nao me parecia bem.

Neste caso sem anexo G temos reembolso +/- 1000€ e quando preencho o anexo G, mesmo com o reeinvestimento no valor total tenho no simulador um valor a pagar de +/- 1000€.

Neste caso se temos 36 meses para reeinvestir, porque e que já me estão a cobrar imposto? depois quando no proximo ano previsivelmente deeclarar o reeinvestimento provavelmente irei ser novamente tributada porque não sei se utilizarei 100% ou menos...

JRJordao

A intenção de reinvestimento é declarada logo junto com a venda da hpp.

https://m.youtube.com/watch?v=NjzjFBenFX0

A ideia é não ser cobrado imposto caso haja intenção de reinvestir tudo em (liquidação do empréstimo e) a nova hpp. Mesmo que o simulador indique o contrário, os seus resultados não são vinculativos.

Outro problema é se depois se acabar por não reinvestir tudo, contráriamente ao declarado. Penso que não só haverá uma declaração para corrigir, como uma (parte de) isenção para devolver. Ambas com eventuais penalizações pelo tempo decorrido.