Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Herança Filho único

Papaitucano

Recommended Posts

Papaitucano

Boas, tentei encontrar resposta no fórum através da pesquisa mas não encontrei. 
    Os meus pais já faleceram, o meu pai este ano, e nunca foi realizada uma habilitação de herdeiros. Apenas o declarar do óbito nas finanças. Foi-me dito que apesar da herança ficar associada a contribuinte da herança este ano provisoriamente, que para o ano o imi já viria no meu contribuinte por ser o único herdeiro visto não ter irmãos. 
    Agora questões relacionadas com esta situação… Queria começar a tratar de burocracias já este ano a nível de contratos de água, luz, seguros e não sei se eventualmente preciso de fazer uma habilitação de herdeiros num notário mesmo sendo o único herdeiro. 
    Ou é preferível realizar a habilitação de herdeiros completa com registos, existe um carro antigo que está ao abandono, queria arrumar com ele para a sucata e possivelmente sem passar para o meu nome não posso preencher o papel do abate do veículo. 
    E mesmo para resolver os novos contratos de água e eletricidade com os imóveis também há a necessidade de comprovar que os mesmos me pertencem eventualmente. 
    Obrigado.

ruicarlov

Penso que para poder aceder a coisas como contas bancárias os bancos deverão exigir habilitação de herdeiros. Agora há vários tipos de habilitações com preços distintos, e poderá optar-se por uma mais simples no caso de ser único herdeiro, mas é melhor informar-se melhor num balcão de heranças, por exemplo.

Em relação a contratos de serviços da casa, poderá não ser estritamente necessário comprovar a pertença destes. Pelo menos na área da eletricidade é possível alterar a titularidade do contrato desde que o novo titular tenha em sua posse itens como a caderneta predial, ou até mesmo as faturas anteriores dos falecidos.