Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir num PPR através da empresa

Recommended Posts

Visitante Ricardo Machado

Olá a todos.

Eu tenho uma pequena empresa com a minha mulher e queremos começar a investir num PPR.

Existe a possibilidade de ser a empresa de pagar o PPR directamente usando talvez algum beneficio fiscal. 

Se sim podem elaborar como?

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Creio que a principal vantagem pela empresa é que a parte do vencimento paga em reforço no PPR está isenta de contribuição para a segurança social. (detalhes)

Por outro lado, se investirem em nome próprio sem resgatar fora das condições legais terão direito à dedução em IRS. (detalhes)

Podem ter apólices distintas para beneficiar das duas situações.

Editado por JRJordao
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JRJordao disse:

Creio que a principal vantagem pela empresa é que a parte do vencimento paga em reforço no PPR está isenta de contribuição para a segurança social. (detalhes)

Por outro lado, se investirem em nome próprio sem resgatar fora das condições legais terão direito à dedução em IRS. (detalhes)

Podem ter apólices distintas para beneficiar das duas situações.

Estás com isso a dizer que as pessoas não teriam direito aos mesmos mecanismos, nomeadamente os benefícios fiscais, caso o ppr fosse tomado pela empresa? 

Tinha ideia que uma empresa, como tomadora do seguro, e os funcionários, como pessoas seguras, na perspetiva destes, não deixaria de ser um PPR, com todas as vantagens inerentes, como se fosse contratado em nome próprio. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 00ba disse:

Estás com isso a dizer que as pessoas não teriam direito aos mesmos mecanismos, nomeadamente os benefícios fiscais, caso o ppr fosse tomado pela empresa? 

Tinha ideia que uma empresa, como tomadora do seguro, e os funcionários, como pessoas seguras, na perspetiva destes, não deixaria de ser um PPR, com todas as vantagens inerentes, como se fosse contratado em nome próprio. 

Não tenho a certeza, mas penso que para a dedução no IRS tem de ser o contribuinte a "gastar o seu dinheiro" no PPR, como despesa por iniciativa própria.

Se reparares no link que partilhei, entre as vantagens para os colaboradores não incluem o benefício em IRS. Duvido que se esquecessem de algo tão apetecível.

Mas realmente não tenho a certeza!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza, mas penso que para a dedução no IRS

, como despesa por iniciativa própria.

Se reparares no link que partilhei, entre as vantagens para os colaboradores não incluem o benefício em IRS. Duvido que se esquecessem de algo tão apetecível.

Mas realmente não tenho a certeza!

Nesse link fala em:

" Os benefícios do PPR são extensivos a qualquer membro do agregado (situação de desemprego, doença grave ou invalidez); "

que presumo referir-se aos benefícios do PPR.

Consultando https://optimize.pt/empresas/ppr/ também parece indicar que continua a ser um PPR normal para a pessoa segura.

tem de ser o contribuinte a "gastar o seu dinheiro" no PPR

O dinheiro é efetivamente dele e presumo que seja sujeito a tributação em sede de IRS, por ser rendimento de trabalho? (1)

(1) Encontrei esta nota interessante, que incide sobre a fiscalidade desta questão, mais na perspetiva da empresa. Confesso que ainda não li com a devida atenção, mas assim o farei oportunamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, 00ba disse:

" Os benefícios do PPR são extensivos a qualquer membro do agregado (situação de desemprego, doença grave ou invalidez); "

que presumo referir-se aos benefícios do PPR.

Interpreto esses "benefícios do PPR" como as coberturas do próprio produto, não o benefício fiscal por o reforçar.

Enquanto não referirem dedução no IRS, mantenho-me por convencer. :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, JRJordao disse:

Interpreto esses "benefícios do PPR" como as coberturas do próprio produto, não o benefício fiscal por o reforçar.

Enquanto não referirem dedução no IRS, mantenho-me por convencer. :lol:

então mas viste o link da optimize?

image.thumb.png.f7025d87b9fa7c5e3f3826c667ab02c2.png

https://www.doutorfinancas.pt/financas-pessoais/a-sua-empresa-propos-lhe-criar-um-ppr-saiba-que-cuidados-deve-ter/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As condições legais dos PPR já conhecia, mas pensava que o investimento tinha sempre do beneficiário. 

Tendo empresa faço esse investimento no meu futuro sem tirar dinheiro da minha carteira e sem grande prejuizo para a empresa (SS).

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites