Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Declarar Dividendos Ações

Rmmop

Recommended Posts

Bom dia

Através da corretora XTB, com sede na Polónia e mas tb com nif Português 980436613, recebi em 2021 de diversas empresas, dividendos de ações.
    Desses dividendos, a XTB reteve na fonte, de 30% nos dividendos de ações de empresas dos EUA, 25% de empresas do Canada, 35% de empresas Portuguesas e 19% de empresas Espanholas.

Esta corretora ainda não disponibilizava o formulário W8-BEN...agora já tem.

Pergunto:
    1 - Das ações dos EUA, Canada e Espanha, são todos Rendimentos Obtidos no Estrangeiro (Anexo J - Quadro 8 | Rendimento de Capitais) - Código de Rendimento é o E11 ou E10?

2 (a minha maior dúvida) - Das ações Portuguesas, qual é o Anexo que devo preencher? O mesmo J? Com que Código de Rendimento? Ou devo preencher o Anexo E - Rendimentos de Capitais - Quadro 4.B? Com que Código de Rendimentos?

3 - Posso somar o TOTAL dos dividendos recebidos e o do imposto retido ou tenho que separar por empresa? Ou por País?

Espero ter-me feito entender...ando aqui à volta com isto sem saber o que fazer😔

Muito Obrigado

• 3 weeks later...
    A 16/04/2022 às 18:18, Rmmop disse:

Bom dia

Através da corretora XTB, com sede na Polónia e mas tb com nif Português 980436613, recebi em 2021 de diversas empresas, dividendos de ações.
    Desses dividendos, a XTB reteve na fonte, de 30% nos dividendos de ações de empresas dos EUA, 25% de empresas do Canada, 35% de empresas Portuguesas e 19% de empresas Espanholas.

Esta corretora ainda não disponibilizava o formulário W8-BEN...agora já tem.

Pergunto:
    1 - Das ações dos EUA, Canada e Espanha, são todos Rendimentos Obtidos no Estrangeiro (Anexo J - Quadro 8 | Rendimento de Capitais) - Código de Rendimento é o E11 ou E10?

2 (a minha maior dúvida) - Das ações Portuguesas, qual é o Anexo que devo preencher? O mesmo J? Com que Código de Rendimento? Ou devo preencher o Anexo E - Rendimentos de Capitais - Quadro 4.B? Com que Código de Rendimentos?

3 - Posso somar o TOTAL dos dividendos recebidos e o do imposto retido ou tenho que separar por empresa? Ou por País?

Espero ter-me feito entender...ando aqui à volta com isto sem saber o que fazer😔

Muito Obrigado

Boa tarde.

Também tenho essa questão. Tenho conta da DEGIRO (holandesa) e recebi dividendos da REN, tendo sido feita retenção na fonte. Telefonei para as Finanças e perguntei se devia indicá-los no anexo E e responderam-me que não porque a retenção na fonte não foi feita em território português. Sugeriram-me que enviasse uma mensagem para as Finanças e anexei uma foto da declaração da DEGIRO. Aguardo pela resposta. Há também a questão de os dividendos de empresas portuguesas terem de ser declarados apenas em 50%.