Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida 2 rendimentos IRS

Guest Célia Santos

Recommended Posts

Guest Célia Santos

Boa tarde,

Durante o ano de 2021 tive dois trabalhos, o primeiro a tempo inteiro (onde fiz os devidos descontos de IRS e SS) e o segundo a part-time (onde não descontei IRS por não atingir o valor minimo a pagar IRS).

Simulei o meu IRS 2021, com os dois rendimentos anuais e obtenho valor a pagar de IRS (cerca de 1000€). 

Rendimento anual 1º trabalho: 11900€

Retenções na fonte 1º trabalho: 1204€

Rendimento anual 2º trabalho: 5589€

Retenções na fonte 2º trabalho: 0€

Fiz uma segunda simulação e eliminei o rendimento anual do 2º trabalho e obtenho valor a receber de IRS.

A questão ao fórum e agradeço que alguém me ajude é se eu posso entregar o IRS apenas com o rendimento anual do 1º trabalho (11900€), pois o rendimento anual do 2º trabalho (5589€) não atinge o valor mínimo de se entregar IRS (9870€). Isto é possível fazer sem ter penalizações futuras?

Muito Obrigada.

tarantinoguy

O IRS é um imposto anual. 

Se no final do ano em questão (2021) o teu rendimento foi superior ao salário mínimo, tens que acertar as contas.

Neste caso, não descontaste no teu 2º trabalho e agora tens que acertar, pagando o IRS.

E como deves calcular, claro que tens que declarar tudo. 

• Upvote 1
    JRJordao
    A 09/04/2022 às 19:35, Visitante Célia Santos disse:

A questão ao fórum e agradeço que alguém me ajude é se eu posso entregar o IRS apenas com o rendimento anual do 1º trabalho (11900€), pois o rendimento anual do 2º trabalho (5589€) não atinge o valor mínimo de se entregar IRS (9870€). Isto é possível fazer sem ter penalizações futuras?

O rendimento do teu 2º trabalho não atinge o valor mínimo para se entregar caso fosse tudo o que ganhavas. Se não fosse assim, podias acumular 4 part-times, cada um a pagar o ordenado mínimo, sem pagares IRS.