Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Coleta líquida

Edgar Esteves

Recommended Posts

Boa noite,

Desde já peço desculpa pela minha falta de conhecimento nesta área sendo que com os ensinos que nos tanto ajudam hoje a aprendizagem foi por meios próprios e continuo ainda a tentar evoluir nesta área de conhecimento.

Então é assim fui fazer o meu irs e verifiquei que esta ano do valor de 742,00 € que viria a receber recebi uma dedução no valor de 566,41 €  como a minha experiencia nesta área é quase nula gostaria saber o porque do valor da coleta liquida ser de  566,41 € e assim abrangido esta baixa de valor nas retenções sendo que tenho uma dedução no efaturas de 23,900 €.

Peço de novo imensas desculpas sendo que tenho de aprofundar isto mais.

e.png

Editado por Edgar Esteves
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em complemento à resposta do ruicarlov:

As despesas que tem no e-fatura entram para o cálculo das deduções à colecta em percentagens distintas e com alguns limites também. Por exemplo, até posso ter despesas com a educação das minhas filhas de 6000€, mas o máximo da dedução possível com esta despesa é de 800€. No caso das deduções do IVA por pedir fatura, depende do setor de atividade onde fez o consumo, mas, por exemplo, pedir fatura num restaurante dá uma dedução de 15% do IVA suportado com aquela despesa (e não 15% do total da despesa que fez), e têm um tecto máximo de 250€.

No seu caso, o total dos €23,900 de despesas que tem registados no e-fatura resultou numa dedução à colecta de 308,25€.

Como a sua taxa de imposto é de 14,5%, pode compensar englobar outros rendimentos, como juros de depósitos ou de certificados de aforro/tesouro, se tiver, porque sobre estes juros o Estado reteve logo 28% de imposto sobre o rendimento e pode ser que dê para receber parte desse valor. Simule sempre antes de submeter a declaração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites