Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Coleta líquida

Edgar Esteves

Recommended Posts

Edgar Esteves

Boa noite,

Desde já peço desculpa pela minha falta de conhecimento nesta área sendo que com os ensinos que nos tanto ajudam hoje a aprendizagem foi por meios próprios e continuo ainda a tentar evoluir nesta área de conhecimento.

Então é assim fui fazer o meu irs e verifiquei que esta ano do valor de 742,00 € que viria a receber recebi uma dedução no valor de 566,41 €  como a minha experiencia nesta área é quase nula gostaria saber o porque do valor da coleta liquida ser de  566,41 € e assim abrangido esta baixa de valor nas retenções sendo que tenho uma dedução no efaturas de 23,900 €.

Peço de novo imensas desculpas sendo que tenho de aprofundar isto mais.

e.png

Edited by Edgar Esteves
    Guest Paula

Em complemento à resposta do ruicarlov:

As despesas que tem no e-fatura entram para o cálculo das deduções à colecta em percentagens distintas e com alguns limites também. Por exemplo, até posso ter despesas com a educação das minhas filhas de 6000€, mas o máximo da dedução possível com esta despesa é de 800€. No caso das deduções do IVA por pedir fatura, depende do setor de atividade onde fez o consumo, mas, por exemplo, pedir fatura num restaurante dá uma dedução de 15% do IVA suportado com aquela despesa (e não 15% do total da despesa que fez), e têm um tecto máximo de 250€.

No seu caso, o total dos €23,900 de despesas que tem registados no e-fatura resultou numa dedução à colecta de 308,25€.

Como a sua taxa de imposto é de 14,5%, pode compensar englobar outros rendimentos, como juros de depósitos ou de certificados de aforro/tesouro, se tiver, porque sobre estes juros o Estado reteve logo 28% de imposto sobre o rendimento e pode ser que dê para receber parte desse valor. Simule sempre antes de submeter a declaração.