Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Rendas mal declaradas - IRS

user54637

Recommended Posts

user54637

Boas,

O meu senhorio declarou as rendas pagas como sendo de estudante deslocado, aparecendo as mesmas na categoria de Educação e Formação e não encargos com imóveis. Eu já não estudo há vários anos. O que posso fazer neste momento?

Daniel Cunha

Boa tarde,

Ao ler este tópico surgiu me uma questão que não está relacionada com rendas mas sim com despesas de restauração e similares. 

Como se deve proceder no caso de terem faturas registadas na categoria certa no E-fatura(restauração) mas ao confirmarem nas deduções à coleta no portal das finanças aparecerem nas despesas gerais e familiares? Há a possibilidade de reclamar/alterar a categoria das mesmas? 

andre611
    há 51 minutos, Daniel Cunha disse:

Boa tarde,

Ao ler este tópico surgiu me uma questão que não está relacionada com rendas mas sim com despesas de restauração e similares. 

Como se deve proceder no caso de terem faturas registadas na categoria certa no E-fatura(restauração) mas ao confirmarem nas deduções à coleta no portal das finanças aparecerem nas despesas gerais e familiares? Há a possibilidade de reclamar/alterar a categoria das mesmas? 

Bem, ao ler isto também fui confirmar e tenho várias mal colocadas...
    Nem sei bem como isto é possível.

há 1 hora, Daniel Cunha disse:

Boa tarde,

Penso que todas as despesas em que exigimos fatura vão para despesas gerais independentemente do que são. Depois há subcategorias, como restauração, oficina,...  Não tenho a certeza mas pelo que vi no decorrer do ano no efaturas é isto que acontece.

Essas faturas que estão como gerais não estão tb no separador de restauração?

• Upvote 1
    andre611
    Agora mesmo, srjoel disse:

Penso que todas as despesas em que exigimos fatura vão para despesas gerais independentemente do que são. Depois há subcategorias, como restauração, oficina,...  Não tenho a certeza mas pelo que vi no decorrer do ano no efaturas é isto que acontece.

Sim, realmente no resumo do portal das finanças aparecem nas despesas gerais, mas se carregarmos em "Ver mais" na parte da Exigência de Fatura somos redirecionados para o portal e-fatura e realmente estão corretamente colocadas.

No entanto, se somar o valor do IVA de todas as faturas de restauração do portal e-fatura não obtenho o valor que me aparece no resumo "Importâncias suportadas com alojamento, restauração e similares".
    Já fiz o somatório em duas contas diferentes e faltam valores no quadro resumo que aparece no portal das finanças...

andre611
    há 2 horas, andre611 disse:

Sim, realmente no resumo do portal das finanças aparecem nas despesas gerais, mas se carregarmos em "Ver mais" na parte da Exigência de Fatura somos redirecionados para o portal e-fatura e realmente estão corretamente colocadas.

No entanto, se somar o valor do IVA de todas as faturas de restauração do portal e-fatura não obtenho o valor que me aparece no resumo "Importâncias suportadas com alojamento, restauração e similares".
    Já fiz o somatório em duas contas diferentes e faltam valores no quadro resumo que aparece no portal das finanças...

Já descobri: é o IVAucher!
    As faturas consideradas para o IVAucher não são contabilizadas no IRS.

Peço desculpa ao @user54637 por ter poluído o tópico 🙏

• Like 1
    JRJordao
    há 8 horas, srjoel disse:

Tudo no e-fatura que não seja de Saúde, Educação, Habitação ou Lares vai parar a Despesas Gerais Familiares, que inclui todas as restantes categorias (reparação de automóveis/motociclos, restauração e alojamento, cabeleireiros, etc).

Em 2021 há a confusão adicional do IVAucher que o @andre611 já mencionou.