Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Contrato electricidade

Recommended Posts

Guest Ines

Será que alguém me consegue ajudar a perceber ?

Contratos de electricidade e gas, estava a procurar o meu proprio mas não consegui encontrar para ja... Mas... nun contrato "tipo" na net indica

"12.2 As modificações contratuais são previamente comunicadas por escrito ao Cliente e consideram-se aceites se, no prazo de 14 (Catorze) dias a contar da receção da aludida comunicação pelo Cliente, não houver resolução do contrato pelo Cliente, entrando as mesmas em vigor a partir da data definida pela EDP Comercial para o efeito"

Quer dizer que no mercado livre para mudar o tarifario me tem de enviar um novo contrato pelo correio? Posso recusar a nova tarifa?

Obrigada pelas respostas, se alguem me souber responder

No mercado regulado o aumento da eletricidade é de aqui a 15 dias, no livre.... é também assim? Quando ate a data, tem aumentado o preço medio mais do que no regulado?

ruicarlov

Não têm de enviar novo contrato. Basta enviar uma comunicação a indicar os novos preços a partir da data x. Logo se não muda de comercializador é automaticamente aceite.

No mercado regulado as tarifas podem aumentar trimestralmente 0,005€/kWh, caso o custo de aquisição de eletricidade esteja 0,01€/kWh acima das previsões da SU eletricidade. No mercado livre podem mudar os preços a qualquer altura e em qualquer valor, salvo alguma alínea do contrato em contrário (tipo contratos com preço de energia fixado, tipo a tarifa Tranquilidade da Endesa).

Tendo em conta que neste momento os poucos comercializadores que ainda não desistiram de competir com o regulado estão pelo menos quase colados aos preços deste, um aumento do regulado vai significar quase de certeza novas subidas por parte do mercado livre. Ninguém quer estar a perder mais dinheiro do que o necessário neste momento de mercado.