Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Rendimento de inquéritos online e teste de sites

Catarina Monteiro

Recommended Posts

Catarina Monteiro

Há uns tempos falaram me da possibilidade de ganhar algum dinheiro na participação em inquéritos online (sites como netsonda, smart opinion, etc.) e de realização de testes online de sites, para avaliar o design, acessibilidade, etc. Inscrevi-me em alguns sites de inquéritos (uns portugueses outros estrangeiros) e já estou próximo de poder resgatar alguns montantes. Nos sites de inquéritos, os montantes são pequenos, claro. Nas plataformas de testagem de site online têm uma remuneração fixa de cerca de 10$/teste e não retém imposto (ainda não me inscrevi nestas plataformas). 

As minhas questões são:

1) sites de inquéritos online de origem portuguesa, como declaro estes rendimentos? Li num deles que só tendo atividade aberta nas finanças e passando recibos verdes. Poderia só resgatar uma vez ao ano e passar um ato isolado alternativamente? 

2) sites de origem estrangeira, como declaro estes rendimentos? Tanto para os inquéritos como para os sites, maioria paga através do PayPal. Uma boa parte destas plataformas são americanas e pagam em $. 

Já li que se os sites pagarem em vales de desconto aí não é necessário declarar esse rendimento. Infelizmente, os vales nem sempre são chamativos, sendo o resgate de dinheiro mais interessante. Porém, não consigo compreender exatamente como declarar estes rendimentos! Neste momento sou dependente e não tenho outro tipo de rendimentos. 

Obrigada! 

Catarina Monteiro
    20 minutes ago, jopsilveira said:

Mas vai declarar estes rendimentos para que? Acho que não será necessário para 

Uma vez que um dos sites exige que seja passado um ato isolado ou recibo verde para receber o dinheiro, assumi que o mesmo se aplicasse para todo este tipo de rendimentos. Visto que sendo um rendimento tem de ser declarado, ou não?

Bem sei que declarando este tipo de rendimentos só vou perder dinheiro, o objetivo nunca seria obter qualquer tipo de vantagem fiscal mas sim cumprir com a lei. 

Catarina Monteiro
    On 2/5/2022 at 11:34 PM, CarlosV said:

Para receber da Netsonda tive que passar recibo verde, mas acho que eles também aceitam ato isolado.

Por curiosidade, levantou o valor todo de uma vez só ou tirou à medida que atingiu um certo montante? Pois, sendo ato isolado acho que só tinha a desvantagem de só o poder fazer uma vez creio. 

CarlosV
    A 07/02/2022 às 23:01, Catarina Monteiro disse:

Por curiosidade, levantou o valor todo de uma vez só ou tirou à medida que atingiu um certo montante? Pois, sendo ato isolado acho que só tinha a desvantagem de só o poder fazer uma vez creio. 

Levantei quando atingi 25€ (que é o montante mínimo para levantamento)