Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• O que é o IRS? Como "simular" o meu IRS?

laper

Recommended Posts

Boa tarde,

Sempre tive uma dúvida, o que é o IRS e qual o seu objetivo? Já pesquisei, já li vários artigos e nunca entendi bem o conceito e para que serve.

Só sei que desde comecei a ter rendimentos próprios (tenho 27 anos) e comecei a fazer o meu IRS recebo sempre todos os anos (pouco mais de 100€). Não sei se este valor podia ser maior ou se estou a ter "sorte", porque conheço colegas meus que desde que começaram a fazer o IRS sozinhos pagam sempre.

Existe forma de perceber como funciona, quando é que se paga ou se recebe e se existe forma de receber ainda mais.

Obrigado e boas festas a todos!

A 26/12/2021 às 16:33, JRJordao disse:

Artigo bastante completo sobre o cálculo do IRS: https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/como-calcular-o-irs/

O IRS é um imposto sobre os rendimentos dos particulares (singulares) e, tal como os restantes impostos, serve para financiar o estado.

Muito obrigado, artigo bastante útil.

Já fiz a simulação.

Fiquei com uma dúvida, para que servem as despesas de alimentação, ginásio, manutenções/reparações automóveis, etc. se não aparecem no simulador?

JRJordao
    há 38 minutos, laper disse:

Fiquei com uma dúvida, para que servem as despesas de alimentação, ginásio, manutenções/reparações automóveis, etc. se não aparecem no simulador?

Podes indicar a soma do valor do IVA (não o valor total) dessas despesas no campo E-Factura deste simulador.

Na simulação oficial e entrega da declaração, são assumidos os valores que constam no portal e-fatura.

No documento de liquidação (página 2), surgem com o nome "Dedução exigência de fatura"

image.png.b4f20d0d116c0736bed2701bd4c85f33.png

Edited by JRJordao