Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• PARTILHA DE HERANÇA INDIVISA - FILHA E ENTEADOS

GISELA VICENTE

Recommended Posts

GISELA VICENTE

Boa Tarde ,

Necessito muito da vossa ajuda . Trata-se de partilha de herança . A minha mãe faleceu infelizmente este ano , eu sou a única filha dela .

No entanto tendo ela ficado viúva do meu pai à muitos anos atrás voltou a casar com o meu padrasto também viúvo e com 2 filhos que faleceu antes dela ficando ela como cabeça de casal , o casamento foi com comunhão de bens adquiridos . Neste momento existe 1 imóvel adquirido pelos dois ( grande parte pago com a herança dos meus avós ) eu estou como cabeça de casal dos herdeiros . 

Está a ser me exigido que o valor por o qual se venda esse imóvel seja dividido pelos 3 herdeiros , eu e os 2 filhos do meu padrasto já falecido . 

Em termos legais , como funciona em termos de percentagem a partilha do bem em causa ?

Agradeço desde já a vossa ajuda .

ruicarlov

Com o falecimento do seu padrasto, os bens dele são divididos entre os herdeiros dele, que são os dois filhos e a mulher. Assumindo que o imóvel e o único bem, metade dele pertencia à sua mãe, e a outra metade era dele. Essa metade é dividida em partes iguais pelos três, ficando a sua mãe com 66,67% e cada filho com 16,67%.

Pela morte da sua mãe, a única herdeira é você, que fica com os 66,67% da casa.

• 2 months later...
    A 08/10/2021 às 13:03, ruicarlov disse:

Com o falecimento do seu padrasto, os bens dele são divididos entre os herdeiros dele, que são os dois filhos e a mulher. Assumindo que o imóvel e o único bem, metade dele pertencia à sua mãe, e a outra metade era dele. Essa metade é dividida em partes iguais pelos três, ficando a sua mãe com 66,67% e cada filho com 16,67%.

Pela morte da sua mãe, a única herdeira é você, que fica com os 66,67% da casa.

Penso que a parte que foi paga pelo dinheiro dos avós da Gisela pertencem somente a ela.