Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Reinvestimento MV com Crédito Habitação e Crédito Hipotecário

JoaoRibeiro23

Recommended Posts

JoaoRibeiro23

Boa noite. Antes de mais os meus parabéns pelo fórum. Sempre com temas pertinentes e muito bem explicados. Tenho uma questão a respeito dum exemplo pessoal, que pelo menos não tenho encontrado em nenhum local. Imaginemos o seguinte. No momento  1, um imovel foi comprado por 200k e contraiu-se um crédito habitação de 100k. Mais tarde, num momento 2, o imóvel foi ainda mais valorizado e o proprietário como tinha interesse num projeto pessoal efectuou um crédito hipotecário de 50k, utilizando o imóvel acima. Neste momento tem uma dívida de 150k no conjunto de ambos os créditos. Num momento 3, o proprietário vende o imóvel por 300k e pretende fazer reinvestimento da MV para compra de outro imóvel para habitação própria. Na apuração da MV contam ambos os créditos ou apenas o crédito habitação? A questão prende-se depois com o reinvestimento da MV porque se utilizar parte do valor que recebeu para saldar a dívida total, e n for considerado como MV, poderá ser impactado na tributação dos 50% sobre os 50k? O objectivo é reinvestir toda a MV noutro imóvel mas obviamente primeiro querer saldar a divida total ao banco, que no fundo tem ambos os créditos associados ao mm imóvel. Espero ter-me feito entender da melhor forme. Aguardo a vossa ajuda. 
    Cumprimentos
    João Tiago Ribeiro