Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pagar parte de imóvel com poupanças não declaradas

Recommended Posts

Essonne

Bom dia,

A minha dúvida é a seguinte, os meus pais e avós ainda têm/tinham aquele hábito de guardar algum dinheiro em casa, ou seja, dinheiro não declarado. Que problemas posso vir a ter se pagar metade de um imóvel (valendo, por exemplo, 70 mil €) com esse dinheiro??

Obrigado

ruicarlov

Daquilo que tenho lido é que não deve haver nenhum problema em depositar esse dinheiro numa conta bancária e usá-lo no pagamento. O dinheiro podia não estar num depósito antes, mas se os seus pais não andavam em negócios ilícitos, terem amealhado esse dinheiro é legal.

Vasco Silva
    A 06/08/2021 às 21:40, ruicarlov disse:

Daquilo que tenho lido é que não deve haver nenhum problema em depositar esse dinheiro numa conta bancária e usá-lo no pagamento. O dinheiro podia não estar num depósito antes, mas se os seus pais não andavam em negócios ilícitos, terem amealhado esse dinheiro é legal.

E como distingues uma situação dessas de uma situação ilicita? 

Essonne
    Posted (edited)
    A 06/08/2021 às 21:40, ruicarlov disse:

Não me parece que seja assim tão simples. É claro que deve depender sempre das quantias que estamos a falar, mas se for depositar, por exemplo, 15 mil € não vou ter de dar garantias da origem legal desse dinheiro?? Tal como perguntou o Vasco, como é que eles vão conseguir distinguir esta situação de uma situação ilícita? 

Edited by Essonne
    JRJordao

Para esse dinheiro passar a ser teu, deveria ser declarada a sua doação em modelo 1 do Imposto de Selo. Sendo doado por pais ou avós, não haverá imposto a pagar, mas continua a haver obrigação de declarar. Com isso livras-te de suspeitas quanto à origem dos fundos.

https://www.economias.pt/doacoes-dinheiro-imposto/

Em relação aos teus pais e avós, se não for um montante muito difícil de acreditar que eles pudessem ter amealhado, não deverá haver problema. É uma situação que eventualmente terá de ser enfrentada, se não o gastarem ou doarem pouco a pouco ao longo do tempo.

Edited by JRJordao
    • Thanks 1
    JRJordao

Eu não me fiava na opinião do banco. A principal questão não é a compra da casa (e é com isso que o banco se preocupa), mas sim a passagem do dinheiro para a tua posse, seja para comprar uma casa ou para usar no supermercado.

Essonne

Sim mas eu nem ia falar de comprar casa, eu ia só informar-me mesmo sobre o depósito do dinheiro.

Já estive a ler o link que meteu sobre doações, a minha questão é que mesmo que eu diga que os meus pais me estão a doar aquele dinheiro, provavelmente eles também vão ter de justificar de onde vem aquele dinheiro que estão a doar uma vez que aquilo foram poupanças deixadas pelos meus avós e que, na altura do seu falecimento, não foram declaradas como herança (se calhar foi esse o grande erro).

Espero que não mas acho que tenho aqui pano para mangas, talvez tenha razão e o melhor seja informar-me nas finanças em vez do banco.

JRJordao
    há 3 minutos, Essonne disse:

poupanças deixadas pelos meus avós e que, na altura do seu falecimento, não foram declaradas como herança (se calhar foi esse o grande erro)

Também acho.

O bom é que doações entre ascendentes e descendentes estão isentos de imposto. Por isso não há valores em falta, apenas um incumprimento declarativo que deve ser bastante comum.

lfp

Simplesmente deposita no banco e quando perguntarem dizes a verdade, são poupanças de família. Escreves o mesmo na declaração de origem dos fundos.