Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • 5 maneiras de reduzir o risco da sua carteira de ações


    Recommended Posts

    Wellington Silva

    5 Maneiras de Reduzir o Risco da sua Carteira de Ações

     

    Você provavelmente está tenso com tantas baixas no mercado de ações, não é mesmo?

    Nós sabemos que as ações oferecem retornos excepcionais no longo prazo, e que realmente dá para ganhar dinheiro na bolsa, mesmo investindo pouco, mas a sua volatilidade pode ser assustadora no curto prazo, especialmente se você é novato.

    Felizmente, os investidores têm muitas opções para reduzir o risco em seus investimentos em ações e ainda dormirem bem à noite.

    Experimente essas 5 técnicas para reduzir o risco da sua carteira e aproveite os benefícios que as ações lhe podem oferecer. 

     

    1 Diversificação entre limites de mercado

    Diversificar entre os valores de mercado é uma das várias formas de diversificação que existem.

    O tamanho de mercado se refere ao valor total de todas as ações negociadas em bolsa de uma determinada empresa. 

    Para usar números simples, se uma empresa tiver 100.000 ações em circulação e o preço das ações for R$5,00 seu porte de mercado será R$500.000.

    Essa é uma forma de se referir ao tamanho de uma empresa, não pelo número de funcionários. Afinal, empresas com poucos funcionários ainda podem ganhar milhões de dólares a cada ano e valer muito dinheiro, enquanto empresas com muitos funcionários podem obter pouco ou nenhum lucro.

    Em geral, as empresas de grande porte tendem a ser grandes corporações e as empresas de pequeno porte tendem a ser muito menores em lucro e funcionários. 

    As empresas de grande porte também tendem a ter preços de ações mais estáveis, com crescimento mais lento e menos risco de colapso dos preços.

    As empresas menores têm mais espaço para crescer e podem aumentar seu valor rapidamente. Mas eles também podem cair com a mesma rapidez.

    Ao distribuir seu dinheiro em ações de pequeno, médio e grande porte, você pode equilibrar o crescimento potencial de empresas de pequena capitalização com a estabilidade de empresas de grande porte. 

     

    2 Diversificação Entre Regiões

    Assim como os investidores podem distribuir o risco por diferentes valores de mercado, eles também podem distribuí-lo por diferentes regiões geográficas e países.

    Os mercados americanos e europeus, como economias avançadas, tendem a não crescer tão rapidamente quanto os mercados emergentes. 

    Mercados emergentes como Brasil e Vietnã têm espaço para crescimento rápido, já que suas economias se esforçam para alcançar países como Japão e Estados Unidos. 

    No entanto, eles também podem entrar em colapso rapidamente, devido à instabilidade política ou crises econômicas.

    Assim como acontece com os limites de mercado, você pode equilibrar o risco e o crescimento distribuindo seu dinheiro entre investimentos em outros países. 

    Eu pessoalmente almejo equilibrar minha carteira com alguns investimentos internacionais, como stocks e reits, mas não existe uma regra mágica para o sucesso. 

    Em geral, quanto menos desenvolvidas as economias nas regiões onde você investe, maior o potencial de crescimento e maior o risco de perdas rápidas.

     

    3 Diversificação Entre Setores

    Assim como alguns mercados oferecem crescimento potencial mais rápido, alguns setores dentro do mesmo mercado tendem a ter menor risco e retornos potenciais do que outros.

    Por exemplo, o setor de tecnologia costuma ter um crescimento espetacular. 

    Por outro lado, outros setores mostram-se muito mais estáveis. Considere as ações de empresas de energia elétrica, por exemplo.

    Este é um exemplo clássico de um setor de ações “defensivo”. Um lugar de refúgio quando outros setores começam a parecer muito voláteis e arriscados. 

    Afinal, todo mundo ainda precisa de eletricidade, independentemente do que esteja acontecendo na economia.

     

    4 Fundos Imobiliários 

    Outra maneira de diversificar suas ações é comprar fundos de investimento imobiliário, também conhecidos como FIIs. 

    Embora os FIIs sejam negociados em bolsas de valores, assim como ações ou ETFs, eles são, na verdade, empresas que investem em imóveis ou em serviços relacionados a imóveis.

    Dessa forma, o investidor pode investir indiretamente em imóveis, sem ter que aprender os fundamentos para construir uma casa.

     

    5 Especule Apenas com o Dinheiro que Você Pode Perder

    Comprar ações do banco Itaú, ou Bradesco, por exemplo, é um investimento. 

    Você pode olhar para o histórico dessas empresas e ver de décadas de história para validar sua escolha de investimento.

    Por outro lado, investir dinheiro em ações emitidas por uma empresa administrada no porão dos pais de um jovem de 19 anos é pura especulação.

    Nesse caso não existe nenhuma história de sucesso e nenhuma garantia para proteger seu investimento de um colapso total.

    Aprenda a diferença entre investir e especular no início de sua carreira de investidor. Em suma, investir envolve um ativo relativamente estável, verificável e mensurável, enquanto especular envolve uma aposta de alto risco em troca da possibilidade de retornos massivos.

     

    Conclusão

    Sim, as ações são voláteis e a volatilidade envolve risco e, às vezes, os mercados de ações quebram, mas o risco muito maior é não investir neles.

    Por isso, eu aconselho que você invista sim no mercado de ações, e que use as estratégias acima para reduzir o risco, e a volatilidade de curto prazo dos seus investimentos.

    Eu já vou ficando por aqui.

    • Upvote 1
    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...