Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• ajuda - opiniao

Guest Paulo Cardoso

Recommended Posts

Guest Paulo Cardoso

Bom dia,

Gostava de saber a vossa opinião sobre o meu caso pessoal:

Tenho um credito habitação que foi feito em 2017, por 20 anos, com empréstimo de 80k€ de um T2 em Leça da Palmeira com um valor a rondar atualmente os 150k e pago cerca de 485€. Esta casa foi comprada para os meus pais viverem pois eles iam alugar uma e eu como moro com a minha namorada (apesar da minha morada fiscal ser essa também) e como sou filho único decidi que era melhor para ambas as partes. O meu pai transfere todos os meses 620€ para a minha conta para pagar a casa o que dá para pagar os encargos com ela.

Entretanto meti-me na compra de um T3 em Leça para mim, num condomínio fechado, e comprei a casa em planta tendo 50% do valor já pago, faltando cerca de 110€ a dar na escritura da mesma, por volta do verão do próximo ano.

O meu rendimento liquido varia pois para alem de professor (onde ganho cerca de 1350€ liq.) dou formação e obtenho rendimentos variáveis (+- 4k /ano - rec. verde). 

Não tenho mais nenhum credito de momento.

O que eu queria fazer no próximo ano era pedir um empréstimo bancário de valor de 180k para a nova casa e com o restante pagar o T2 (faltará cerca de 55k). O meu pai continuará a dar a mensalidade de 620€.

A questão é a seguinte: devo ou não formalizar a renda para esta ser incluída no irs e depois de ter o empréstimo feito cessar esse contrato ou algum banco, nestas condições, atribuirá esse empréstimo sem grandes problemas? Podia incluir o rendimento da minha namorada mas queria que a casa ficasse só no meu nome pois eu dei 50% do valor da mesma.

Obrigado.

Cumprimentos,

Paulo Cardoso