Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc)

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou a passar pelo fórum porque preciso da vossa opinião. No início de 2021 comecei a investir em ETFs via Degiro. Uma vez que tenho como objetivo investir a longo prazo e pretendo capitalizar o meu investimento, optei investir em ETF de acumulação no sentido de ter um crescimento exponencial. No entanto, ainda não verifiquei na conta degiro o retorno do meu investimento via reinvestimento.

Segue um status das transações que já realizei com a iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc):

24/02/2021 » ~171€

11/03/2021 » ~259€

14/05/2021 » ~453€

Uma vez que estou a investir numa ETF Acc não estou à espera de receber dividendos. No entanto, não consigo verificar na Degiro que os meus ganhos foram reinvestidos com a compra de novas participações na mesma ETF. Alguém sabe porque motivo isso está a acontecer-me? Também já verifiquei as ex-date e creio que os meus investimentos foram realizados a tempo. A partir de que momento é que vou verificar que o facto de estar a investir em ETF acumulativas tem retorno via mais quantidades da ETF?

Obrigado pela vossa ajuda

Virtua

Normalmente pensa-se que os acc acumulam quando na realidade são os inc que distribuem, se me faço perceber.

Pensa nisto em acções, não em fundos ou ETFs. E nos dividendos como os ganhos da empresa. Se a empresa não distribui ganhos vai "acumula-los" no balanço e a acção sobe tendo isso em consideração. Não há um "movimento" no número de UPs, mas sim no valor da UP. Se compraste 100 acções, continuas com 100 acções. MAS se a empresa distribuir dividendos há um ex-dividend day e a acção cai o valor dos dividends certo?

Resumindo, o segredo está em pensar "ao contrário". O ACC é a versão "normal" e a INC é uma versão derivada, que quando faz distribuições cai o valor correspondente no dia de ex-dividend. Em nenhum dos casos há alteração de números de UPs. Isso só em stock-splits, como nas acções.
    O ACC não tem nada a ajustar e/ou acumular. Pensa nesse como o "original". O de distribuição é que altera aquando da distribuição.

O ex-dividend day tem impacto directo apenas no de distribuição. Não acontece "nada" no de acumulação.

Aqui um exemplo com seta a pontar para o ex-dividend day. Vês como eles andam lado a lado e depois do ex-dividend day um deles está mais baixo (preço/valor da UP)? O azul é o ACC e o lilás o de distribuição.

Ajuda se pensares no acc como o "original". O outro é que distribui, não que o acc acumula.

Capturar.png

• Upvote 1