Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Estudante Universitário

Guest Ludovina Reis

Recommended Posts

Guest Ludovina Reis

Boa tarde.
    Tenho uma filha estudante universitária, está a tirar o doutoramento, tem 25 anos, feitos em fevereiro deste ano (2021). O ano passado fez um ato isolado, no valor de 3000,00+690,00 (Bruto+IVA). Fez recibo e pagou o IVA, mas não pagou IRS, porque iria fazer comigo o modelo 3 com respetivos anexos (A, B e H).
    Só que ao fazer a simulação irei receber 78 euros em vez de 377 euros.
    A minha dúvida é: ela pode fazer sozinha o modelo 3 com os anexos A B e H sem ter rendimentos? Ela tem despesas de propinas, alojamento, saúde...
    E para o ano pode voltar a fazer o IRS comigo?
    Desde já agradeço a atenção e ajuda possível.
    Ludovina Reis

JRJordao

A sua filha podia fazer uma entrega em separado com o anexos B e H (o anexo A não se aplica, pois não trabalhou por conta de outrém). Mas não deve compensar. Isto porque na sua declaração (mãe) irá perder a dedução fixa de 600€ por dependente, além das deduções pelas despesas com o NIF dela.

Simule os dois cenários no portal das finanças, para ter a certeza.

Guest Ludovina Reis

Boa tarde Dr. JRJordao.

Agradeço o rápido esclarecimento.

Peço desculpa, porque não expliquei bem. Eu disse que fazia com ela, mas a verdade é que faço IRS com meu marido e filha (somos os três e não as duas). Talvez não tenha importância, mas…

Já fiz as duas simulações e compensa fazer em separado.

No dela apresenta resultado zero. ( Não paga, nem recebe). Mas como é simulação, tenho receio que ela depois pague IRS. No rendimento global aparece o valor de 1050,00 euros e não os 3000,00 euros. Nem aparece as deduções. Está correto? É que não percebo nada deste assunto.

Mais uma vez agradeço muitíssimo a ajuda/esclarecimento dispensada.

Ludovina Reis

JRJordao
    há 4 horas, Visitante Ludovina Reis disse:

Eu disse que fazia com ela, mas a verdade é que faço IRS com meu marido e filha (somos os três e não as duas). Talvez não tenha importância, mas…

Não faz diferença para o caso.

há 4 horas, Visitante Ludovina Reis disse:

No dela apresenta resultado zero. ( Não paga, nem recebe). Mas como é simulação, tenho receio que ela depois pague IRS. No rendimento global aparece o valor de 1050,00 euros e não os 3000,00 euros. Nem aparece as deduções. Está correto? É que não percebo nada deste assunto.

1050€ para 3000€ parece-me uma diferença muito grande, mas não estou por dentro dos pormenores do trabalho por conta própria.

No anexo B dela surgem 1050€ ou 3000€ no valor de rendimentos?