Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS - Saldo Nulo Emitido - Não percebo a razão

Guest joanarosil

Recommended Posts

Guest joanarosil

Boa tarde,

queria pedir ajuda para decifrar a situação tanto minha como da minha mãe, pois ambas recebemos o mesmo "resultado" no reembolso do IRS, tivemos ambas "Saldo Nulo Emitido" (não pertencemos ao mesmo agregado)
    Ambas tivemos no ano da declaração uma situação de emprego diferente dos anos anteriores, daí que queria perceber se terá a ver com isso.
    No meu caso, estive a trabalhar por contra de outrem durante 6 meses do anos, e os restantes 6 meses a receber subsidio de desemprego.
    No caso da minha mãe, esteve o ano todo sem trabalhar, só a receber subsidio de sobrevivência.
    A questão maior é no caso da minha mae, porque nas depesas para deduçao teve cerca de 300€ na area de sáude, o que achámos que iria ser reembolsado. 
    Alguem sabe me explicar se isso se deve ao facto de não ter trabalho o ano todo?
    Gostaria de saber se foi algo que fiz errado ao entregar a declaração dado que fui eu que fiz as duas... :( 
    Caso seja isso, sabem se nesta data em que estamos ainda podemos corrigir? 

Obrigada!

pacasimiro

Só pode haver lugar a reembolso quando existem retenções na fonte efetuadas no ano. O eventual reeembolso de IRS é apenas o Estado a devolver algo que pagámos a mais durante o ano anterior. Se não houve descontos para IRS, não há nada para reembolsar. 

https://contaspoupanca.pt/2021/04/08/podcast-49-porque-e-que-eu-nao-recebo-reembolso-do-irs-ou-pouco/

Tenha apenas em atenção que, mesmo nos casos em que não houve retenção sobre rendimentos do trabalho, pode dar-se o caso de terem recebido juros de depósitos ou outras aplicações financeiras, que estão sujeitos também a uma taxa de retenção no fonte de 28%, que podem querer englobar na declaração de IRS e, assim, reaver parte do imposto que foi retido sobre esses juros.

Quanto à data para corrigir, como o prazo de entrega do IRS ainda está a decorrer até ao final de junho, só têm de entregar uma declaração de substituição.

• Upvote 1