Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dividida do progenitor

Daniella Santos

Recommended Posts

Daniella Santos

O meu progenitor tinha uma dívida com o banco Santander. Não foi pai. Pouco ou nada participou da minha criação, inclusive financeiramente. Não tinha bens nenhuns, não me deixou herança por isso mesmo. Eu fui obrigada mesmo assim a pagar o funeral dele e agora a Servdbt veio-me pedir que pagasse a dívida enorme que ele tinha. Eu mal conheci o homem. Perguntaram-me se renunciei à herança. Eu disse que não porque não havia herança para receber, logo não se fez necessário. Tenho medo que vão na minha conta e me penhorem o MEU dinheiro. Eu não recebi nada dele, nem em vida, nem em morte. Eles podem ir na minha conta?

Editado por Daniella Santos
    Dado novo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Daniella Santos disse:

O meu progenitor tinha uma dívida com o banco Santander. Não foi pai. Pouco ou nada participou da minha criação, inclusive financeiramente. Não tinha bens nenhuns, não me deixou herança por isso mesmo. Eu fui obrigada mesmo assim a pagar o funeral dele e agora a Servdbt veio-me pedir que pagasse a dívida enorme que ele tinha. Eu mal conheci o homem. Perguntaram-me se renunciei à herança. Eu disse que não porque não havia herança para receber, logo não se fez necessário. Tenho medo que vão na minha conta e me penhorem o MEU dinheiro. Eu não recebi nada dele, nem em vida, nem em morte. Eles podem ir na minha conta?

Obrigada a pagar o funeral por parte de quem? Sabe que existe um subsidio de funeral e subsidio por morte? Normalmente as funerárias tratam disso e o montante é restituído em parte ou na totalidade, depende do valor do funeral.

https://www.seg-social.pt/subsidio-por-morte
    https://www.seg-social.pt/subsidio-de-funeral

Quanto à duvida, tanto quanto sei quem herda as dívidas é a herança, no caso de não existir herança não há nada a cobrar. Agora tem é que saber se de facto não existiam bens, penso que tem que fazer habilitação de herdeiros e declarar a não existência de bens. Felizmente ainda não passei por nenhuma situação semelhante e o meu conhecimento nesta área é baixo. Sugiro aguardar pelos peritos das heranças aqui do fórum :) 

Pode ainda contactar a ASF e saber se existiam ou não seguros de vida/entre outros no nome do progenitor, se existirem, provavelmente pagam a divida :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites