Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Falecimento sem bens e com dívidas

Recommended Posts

AVi

Boa tarde,

O meu pai faleceu já a meio de Fevereiro deste ano e parece ter deixado algumas dívidas. De bens, não tinha nada como casa nem carro. Apenas conta bancária, que usámos para pagar algumas das contas de água e luz. Há duas questões que vos queria colocar.

Q1: Recentemente conseguimos encerrar o contrato da água. Foi difícil, pois não atendiam o telefone nem respondiam a emails. Agora recebi um email da empresa de águas a informar das dívidas em nome dele, em que cobram por um valor de consumo de água muito elevado (4 m3/mês), mesmo nos meses após o falecimento dele, em que não havia ninguém na moradia dele. Independentemente dos valores, não havendo bens de herança não serei responsável por essas dívidas, certo?

Q2: A outra questão prende-se com possíveis dívidas às finanças. Não tenho conhecimento de dívidas, mas ele não podia ter bens em nome dele, como carro, do que depreendo que a situação dele não esteja regular. Mais uma vez não imagino que seja responsável por elas, pois a herança não cobre mais do que algumas das contas que foram pagas. Tenho algum dever relativamente a elas?

Isto tudo complica-se pois vivo no estrangeiro e não tenho a possibilidade de me deslocar a Portugal para tratar destas coisas.

Irei ser responsabilizado pelas dívidas dele? Deveria fazer repúdio à herança?

Edited by AVi
    repúdio não é o mesmo que renúncia à herança.