Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Habitação: Sinal CPCV vs. Capitais Próprios

Recommended Posts

JHoracio

Boas,

Uma pergunta algo específica, mas que apreciava se alguém tivesse experiência no tema, ou uma visão mais técnica.

A minha pergunta é: Pode o sinal dado no CPCV ser superior aos capitais próprios que alguém pretende utilizar no Crédito Habitação(CH)?

Imaginemos o seguinte caso: Casa avaliada em 200k e escriturada no mesmo valor; A pessoa quer pedir o máximo ao banco (LTV de 90%), o que significa uma utilização de 20k de capitais próprios relativamente ao crédito (mais os valores associados a IMT, IS, escrituras etc). Esta pessoa tem, ainda assim, capitais próprios adicionais, mas prentende pedir emprestado o máximo possível.

Pode uma pessoa utilizar o sinal do CPCV com instrumento de negociação (exemplo, dar 20% ou 25% - 40k ou 50k - do valor de de escritura e avaliação) e depois apenas transferir para o proprietário o remanascente, após receber o montante emprestado pelo Banco? Tenho receio que haja algum limitação de que o valor recebido através do CH só possa ser utilizado para esse fim, ou algo do género.

Se não tiver sido claro no tem, por favor digam-me.

Obrigado

SABRE

Não estou a ver nenhum problema... se o banco emprestar 90k numa casa de 100k, o sinal pode ser 30k, 40k, o que quiser...

Na escritura apenas paga o remanescente para a conclusão da compra. Neste caso costumam levar cheque bancário do valor que falta, ficando o restante na conta à ordem