Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Compra de Carro - Factura do stand e das mensalidade do crédito

Guest Sardo

Recommended Posts

Guest Sardo

Boa noite

Ao rever a minha declaração de IRS, antes de submeter, reparei numa situação que me está a criar preocupação:

Este ano comprei um carro usado, sendo que paguei cerca de 20% do valor do carro com uma entrada e com o valor da retoma do meu carro antigo, estando a pagar o restante valor através de prestações de crédito.

Ora, no e-factura aparece-me uma factura emitida pelo stand, referente ao valor total do carro (100%).

Isto até me faria sentido, dado que o stand terá recebido esse valor através da entidade de crédito. No entanto, também existem facturas emitidas por essa entidade, ao longo do ano, referentes a todas as mensalidades que paguei pelo crédito automóvel.

É suposto isto ser mesmo assim? É que parece-me que se criou aqui uma situação em que estou a declarar a mesma despesa 2x.

Visto que não fui eu a introduzir estas facturas, o que é que posso fazer para corrigir isto?

Obrigado desde já pela ajuda,

JRJordao

As verificações no e-fatura são para ser feitas até 25 de fevereiroAgora na declaração não tens forma de alterar as despesas gerais familiares, nas quais se enquadram essas que mencionas.

Em termos práticos, a dedução por esse tipo de despesas está limitada a um volume de despesas de 715€ (o dobro numa declaração conjunta). Por isso, a duplicação não te deverá estar a conceder um benefício indevido.