Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Busco alternativa para não entrar em incumprimento

Recommended Posts

nahagan

Olá malta,

Em 2018 assumi um crédito pessoal para aquisição de um Toyota Yaris Híbrido Automático no ActivoBank.

Assumi prestações mensais de 377€ e estive o último ano em moratória, sendo atualizadas para 399€ mensais. 42 parcelas restantes.

Agora com o fim na moratória, e o facto do Covid ter praticamente acabado com meus rendimentos profissionais, me vejo numa situação complicada, pois não tenho como pagar e provavelmente entrarei em incumprimento.

Estou a tentar vender a viatura, mas tem sido difícil, já que quase ninguém está a comprar viaturas, e os stands andam repletos delas.

Na hipótese de não conseguir vender, poderiam me sugerir alguma estratégia para não entrar em incumprimento junto ao Banco?

Pensei em pedir a prorrogação do débito para que ao invés de me restarem 42 parcelas, fossem para 120, o que iria reduzir bastante o valor da mensalidade, mas aumentaria o valor da dívida, o que realmente não pretendo fazer.

Já me sugeriram hoje tentar junto ao Banco pedir uma nova moratória, não com base na obrigatória que foi concedida pelo governo, mas pedir realmente ao Banco. Essa hipótese também não me servirá tanto pois mais uma vez aumentará o valor da dívida.

Por conta de não estar a ter demanda de trabalho, a utilização do veículo passou a praticamente zero, por isso, mantê-lo será a última hipótese.

Conseguem por gentileza me dar uma luz sobre este assunto? Realmente me ajudaria bastante resolver isso de uma forma a não me afundar em dívidas.

Devo 42 parcelas de 399 euros = 16.758 €
    Se pagar adiantado, a dívida diminui 15.446 € (valor que preciso na venda da viatura).

Se vos interessar, vejam o anúncio sff.

Agradeço pelas sugestões!

Obrigado!

Edited by nahagan
    • nahagan changed the title to Busco alternativa para não entrar em incumprimento
    nahagan
    há 1 minuto, Supermaxim disse:

Há uma tática para adiar o pagamento...tens de criar 2 ou 3 cartões de crédito e vais passando a dívida entre eles... Vê este link:

http://www.poupa-euros.com/2019/09/comprar-carro-usado-por-5000-sem-pagar.html?m=1

Espero ter ajudado.  Abraço 

Justamente pelo facto de ter uma parcela mensal tão alta comparada com os rendimentos, já não me aprovam os cartões de crédito. Sempre que fazem a pesquisa junto ao banco de Portugal, vêem que a taxa de esforço será elevada para manter o CC.

Supermaxim

OK,  nesse caso não me surge nenhuma ideia...se tivesses pelo menos 2 cartões poderias ir passando a dívida de um para o outro,  não tendo não estou a encontrar mais nenhuma alternativa... 

Não tens nenhum familiar que possa fazer 2 cartões em nome dele? 

Edited by Supermaxim
    nahagan
    há 2 minutos, Supermaxim disse:

OK,  nesse caso não me surge nenhuma ideia...se tivesses pelo menos 2 cartões poderias ir passando a dívida de um para o outro,  não tendo não estou a encontrar mais nenhuma alternativa... 

Obrigado na mesma pela indicação. Gostei de aprender que posso comprar um carro e não ter que pagá-lo por um bom tempo.

Com um bom jogo de estratégia, ficas por dois ou três anos com o carro, depois é capaz de vendê-lo e ainda ter o suficiente para pagar todo o crédito.

Há que destacar que ainda poderá ter os eventuais cashbacks de alguns cartões nessa operação.

há 4 minutos, Supermaxim disse:

Não tens nenhum familiar que possa fazer 2 cartões em nome dele? 

Vivemos apenas eu e minha esposa cá em Portugal. Somos do Brasil, então temos apenas um ao outro por aqui 🙂

JRJordao

Percebo o inconveniente de soluções que aumentariam o valor da dívida. Mas os inconvenientes de ficar em incumprimento não serão maiores? Terás talvez que escolher o menor desses dois males.

Já pensaste contactar a Deco com a tua situação? Creio que eles aconselham na renegociação de créditos.

nahagan
    Posted (edited)

Obrigado pela dica, vou tentar falar com a DECO. Por enquanto, falei com a Decisões e Soluções, e a solução apresentada foi solicitar a migração do crédito para outro banco, prorrogando para 120 meses, e aderindo a um spread melhor. A questão é que o crédito original está no Activo Bank, que não me cobra qualquer tipo de taxa para manter a conta lá e ter o cartão de crédito.

Edited by nahagan
    JRJordao

A DECO deve sugerir algo semelhante. Mas em situações de aperto é sempre bom ter uma segunda opinião.

Wakka
    A 18/04/2021 às 00:06, nahagan disse:

Obrigado pela dica, vou tentar falar com a DECO. Por enquanto, falei com a Decisões e Soluções, e a solução apresentada foi solicitar a migração do crédito para outro banco, prorrogando para 120 meses, e aderindo a um spread melhor. A questão é que o crédito original está no Activo Bank, que não me cobra qualquer tipo de taxa para manter a conta lá e ter o cartão de crédito.

Migrares o crédito para outro banco não significa teres de fechar a conta e abdicares do cartão de crédito.

nahagan
    há 6 horas, Wakka disse:

Migrares o crédito para outro banco não significa teres de fechar a conta e abdicares do cartão de crédito.

Olá! O problema não está em perder as vantagem do Activo. Está em assumir as desvantagens de um outro Banco no qual o crédito será migrado. Virão as comissões de manutenção de conta, comissão de disponibilização de cartão de débito, e o que puderem empurrar.

JRJordao
    há 7 minutos, nahagan disse:

Olá! O problema não está em perder as vantagem do Activo. Está em assumir as desvantagens de um outro Banco no qual o crédito será migrado. Virão as comissões de manutenção de conta, comissão de disponibilização de cartão de débito, e o que puderem empurrar.

Provavelmente o crédito até pode ser migrado para uma financeira (ex: Cetelem) e não outro banco. Se as condições são mais vantajosas, não faço ideia. Mas pelo menos não têm tantos outros produtos para "impingir".

Edited by JRJordao
    Wakka
    há 16 horas, nahagan disse:

Se ficares a pagar + 20€/ano de disponibilização de cartão + 5€/mes por comissao de manutenção e aumentarem o crédito para 120 meses diminuindo a prestação, se calhar dada a situação que é longe de ideal, continua a parecer uma melhor opção do que entrar em incumprimento.
    Experimenta contactar o Dr.Finanças, pode ser que tenham algum acordo para migrares o crédito para outra companhia de crédito não bancária como o Jordao sugeriu.

O ideal era conseguires vender o carro pelo preço que pedes (não percebo porque te meteste num carro com prestação tão alta, parece-me surreal mas deves ter os teus motivos), mas não conseguindo o valor que queres e para despachar o tema, outra opção é baixares o preço do carro tendo em conta que estás com pressa, abateres o valor que conseguires do crédito e ficares a pagar o restante. Mesmo que vendas o carro por 14000 e abatas esse valor ficas a dever quanto? 1500€? 1500/42 = 35€. Isto são tudo cálculos aproximados porque os juros não se calculam assim mas dá para ter uma ideia. 35€ parece-me sustentável até conseguires abater o resto da divida, ou não?

Edited by Wakka