Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Comprar casa? Melhor opção

Recommended Posts

CLeao

Boa tarde a todos,

Sou novo no forúm.

Eu e a minha namorada estamos na casa dos 30 anos. Ela efetiva há 6 anos, eu fico em Agosto. Trabalhamos em 2 multinacionais consideradas boas empregadoras.

Trazemos para casa cerca de 2300/2400 € limpos por mês. Tenho um crédito automóvel de cerca de 250 € quase a terminar (meses).

Queremos viver juntos e estamos a pensar qual a melhor opção para nós.

A renda mínima que temos visto na nossa zona anda á volta dos 650 € e a maior parte do tempo nem sequer existem imóveis para arrendamento.

Pensamos em comprar uma casa até cerca de 150k. Temos 45 mil euros de poupanças (que não podemos investir todo na entrada ou ficamos descapitalizados).

Acham arriscado, no período que corre, contrair um credito habitação nestas condições?

Vasco Silva

Com esses salários e vínculos contratuais, bem como as poupanças e o valor do imóvel, parece-me enquadrado. Mas primeiro acabava de pagar o carro, esperava uns 3 meses e iniciava o processo de compra de casa.

5coroas
    há 16 horas, CLeao disse:

Boa tarde a todos,

Sou novo no forúm.

Eu e a minha namorada estamos na casa dos 30 anos. Ela efetiva há 6 anos, eu fico em Agosto. Trabalhamos em 2 multinacionais consideradas boas empregadoras.

Trazemos para casa cerca de 2300/2400 € limpos por mês. Tenho um crédito automóvel de cerca de 250 € quase a terminar (meses).

A renda mínima que temos visto na nossa zona anda á volta dos 650 € e a maior parte do tempo nem sequer existem imóveis para arrendamento.

Pensamos em comprar uma casa até cerca de 150k. Temos 45 mil euros de poupanças (que não podemos investir todo na entrada ou ficamos descapitalizados).

Acham arriscado, no período que corre, contrair um credito habitação nestas condições?

Acho arriscado; eu nessa situação não compraria acima de 100000 euros mas, caso no futuro a "vida" me continuasse a correr bem e continuasse a desejar uma casa melhor/maior, então venderia uma e compraria outra superior. Caso pretendam ter filhos, 2300/2400 por mês é muito curto. Vale o que vale, pois não sei qual a situação em concreto, mas se calhar não seria uma má ideia não comprar nada até terem vivido juntos durante algum tempo para ver se resulta.

JHoracio

Se não tiverem muita pressa esperem uns meses - Podem ver o vosso spread penalizado por não teres vínculo contratual efetivo.

Se falta assim tão pouco tempo para finalizar o crédito automóvel, eu sugeria amortizá-lo antecipadamente - não terem outros créditos também vai ajudar a negociação de um spread mais atrativo.

Creio que em termos de valores estão à vontade. Até Agosto / Setembro juntam mais uns trocos e com 10 ou 15% de entrada, e mais uns 4k entre IMT, IS e outros gastos, não creio que seja muito puxado.

Como as taxa de juro estão baixas, tentem ficar mais perto dos 10% - não ficam descapitalizados e podem usar esse montante para, mais tarde, amortizar parcialmente o crédito se as taxas de juro subirem. Com CH a 40 anos com taxa variável, ficam com uma prestação bastante baixa (diria que nem chega aos 400€).

Edited by JHoracio
    CLeao

Bom dia, 

Como eu disse, efetivamente na nossa zona os preços para arrendamento são muito elevados e quase nunca existem imóveis disponíveis. 

Claro que preferiamos dar o menos possível, mas efetivamente a 100 mil euros aqui, apenas em bairros sociais. 

Mudar de zona, por motivos familiares, não nos é possível. 

CLeao

Outra coisa que não referi é que o Crédito automóvel não está em meu nome. Eu pago-o todos os meses mas ficou em nome da minha mãe, pelo que, para o banco, não tenho créditos. 

Cardoso24
    há 58 minutos, 5coroas disse:

Acho arriscado; eu nessa situação não compraria acima de 100000 euros mas, caso no futuro a "vida" me continuasse a correr bem e continuasse a desejar uma casa melhor/maior, então venderia uma e compraria outra superior. Caso pretendam ter filhos, 2300/2400 por mês é muito curto. Vale o que vale, pois não sei qual a situação em concreto, mas se calhar não seria uma má ideia não comprar nada até terem vivido juntos durante algum tempo para ver se resulta.

Arriscado?

Uma casa até 150.000€, tendo por base as taxas de juro atuais, significa uma renda em torno de 350€. Com um rendimento mensal de 2.400€, estão bem acima da média portuguesa que deve rondar os 1.700€. (2 salários médios líquidos de 850€).

Se com estes valores não conseguirem ter filhos em Portugal então algo de muito errado está a ser feito.

Não comprarem nada até terem vivido juntos durante algum tempo, concordo :D agora o resto é exagerado :)

Com aqueles valores ainda conseguem poupar bastante dinheiro. (não se podem esticar mas conseguem).

CLeao
    21 minutes ago, Cardoso24 said:

Arriscado?

Uma casa até 150.000€, tendo por base as taxas de juro atuais, significa uma renda em torno de 350€. Com um rendimento mensal de 2.400€, estão bem acima da média portuguesa que deve rondar os 1.700€. (2 salários médios líquidos de 850€).

Se com estes valores não conseguirem ter filhos em Portugal então algo de muito errado está a ser feito.

Não comprarem nada até terem vivido juntos durante algum tempo, concordo :D agora o resto é exagerado :)

Com aqueles valores ainda conseguem poupar bastante dinheiro. (não se podem esticar mas conseguem).

Bom dia. 

Penso da mesma forma, tendo em conta que os meus pais sempre viveram com menos e nunca me faltou nada. 

Somos poupados, daí termos juntado quase 50mil euros sem qualquer ajuda. Sei que não é muito mas nem sempre ganhamos o que ganhamos atualmente. Já ganhei o salário minimo e só trabalho há 6 anos. 

5coroas
    há 1 hora, JHoracio disse:

Com CH a 40 anos com taxa variável, ficam com uma prestação bastante baixa (diria que nem chega aos 400€).

Pois ficam ....no presente. Se subir a taxa para mais de 5%, mais o spread, mais os seguros, mais o IMI (se não aldrabar o valor do imóvel, ficará a pagar mais de 500 euros anuais), mais o condomínio (se for o caso) e ficarão a pagar o dobro desse valor. Há que fazer simulações sobre o que pode vir a acontecer e não ficar preso à ideia errada que a situação presente se vai manter inalterada até ao terminus da divida. Até podem ter sorte e a situação atual se manter por muitos anos, permitindo poupar/investir/amortizar...mas nada garante que assim venha a acontecer...por isso digo que é arriscado.

A tomada de decisão sobre a compra de uma casa é uma das decisões mais importantes que tomamos nas nossas vidas, pois tem um impacto muito grande na qualidade de vida que iremos ter no futuro...

Edited by 5coroas
    Wakka
    há 18 horas, CLeao disse:

Boa tarde a todos,

Sou novo no forúm.

Para 150k o IMT são cerca de 3000€.

Mais gastos com comissões do banco e tudo o resto contem com mais 800€ na pior das hipóteses. Vou arredondar para 1000€ para termos contas certas.

Se pedirem 80% do valor precisam de 30000€ para entrada
    Se pedirem 85% do valor precisam de 22500€ para entrada
    Se pedirem 90% do valor precisam de 15000€ para entrada

Portanto na melhor das hipóteses precisam de 19000€ e na pior das hipóteses 34000€ apenas para começar. 

Com 150k ficam com uma prestação na ordem dos 350€, tal como o Cardoso disse, isto se pedirem um empréstimo de 135k (90%) a 40 anos. Assim que acabar de pagar o carro, no fundo serão mais 100€ em cima da atual prestação do carro. Retire 100€ das suas contas mensais e veja como corre. É um bom exercício.

Parece-me alcançável. Tenha apenas em atenção que a Euribor está negativa e a tendência é de subida. Nas FIN que lhe apresentarem no banco, olhe para a última coluna da prestação (valor da prestação nos máximos históricos) faça as contas com esse valor. 

Edited by Wakka
    • Like 1
    CLeao

Bom dia,

Ainda que a prestação ficasse no dobro (700/800), sobra-nos no minimo 1600 €. Ambos recebemos ainda prémios anuais de desempenho que normalmente ascendem os 3000 €.

Infelizmente a menos de 150k é muito dificil encontrar casa nesta zona (que não necessite de obras ou que não seja num bairro social) e por motivos familiares não nos podemos afastar.

Sou super realista e tenho medo claro, mas se não for assim, não podemos seguir a nossa vida. Já por isso tentamos poupar durante este tempo, para termos o valor necessário para começar.

Luka
    há 2 horas, Wakka disse:

Para 150k o IMT são cerca de 3000€.

Mais gastos com comissões do banco e tudo o resto contem com mais 800€ na pior das hipóteses. Vou arredondar para 1000€ para termos contas certas.

Se pedirem 80% do valor precisam de 30000€ para entrada
    Se pedirem 85% do valor precisam de 22500€ para entrada
    Se pedirem 90% do valor precisam de 15000€ para entrada

Portanto na melhor das hipóteses precisam de 19000€ e na pior das hipóteses 34000€ apenas para começar. 

Com 150k ficam com uma prestação na ordem dos 350€, tal como o Cardoso disse, isto se pedirem um empréstimo de 135k (90%) a 40 anos. Assim que acabar de pagar o carro, no fundo serão mais 100€ em cima da atual prestação do carro. Retire 100€ das suas contas mensais e veja como corre. É um bom exercício.

Parece-me alcançável. Tenha apenas em atenção que a Euribor está negativa e a tendência é de subida. Nas FIN que lhe apresentarem no banco, olhe para a última coluna da prestação (valor da prestação nos máximos históricos) faça as contas com esse valor. 

Com o Imposto de selo na escritura, o imposto de crédito, os custos do banco por fazer o CH, e o custo da escritura, os 4k de que fala ficam aquém. Conte mais com 5.5k ou por aí.

• Upvote 1
    Wakka
    há 9 minutos, Luka disse:

Com o Imposto de selo na escritura, o imposto de crédito, os custos do banco por fazer o CH, e o custo da escritura, os 4k de que fala ficam aquém. Conte mais com 5.5k ou por aí.

Parece-me exagerado mas depende muito do banco e das parcerias que existem com as multinacionais onde trabalham.

Muitas empresas têm parcerias que isentam do custo de avaliação do imóvel, do custo de comissão de dossier e/ou entre outros, obviamente que nas minhas contas não estava a contar com estas isenções mas mesmo assim parece-me um valor mais alto do que o que na realidade será mas convém sempre contar com o mais alto possível por isso 5.5 it is.

Vasco Silva

Aproveito este tópico para colocar outra questão. 

Ter crédito potencial é "mau"? Isto é, antes de tentar obter um CH devo fechar os cartões de crédito que tenho? Mesmo que não tenha nada em dívida? 

JHoracio
    há 3 minutos, Vasco Silva disse:

Aproveito este tópico para colocar outra questão. 

Ter crédito potencial é "mau"? Isto é, antes de tentar obter um CH devo fechar os cartões de crédito que tenho? Mesmo que não tenha nada em dívida? 

Se for só um cartão de crédito não há problema - principalmente se tiver um histórico de utilização saudável.

Vasco Silva
    há 7 minutos, JHoracio disse:

Se for só um cartão de crédito não há problema - principalmente se tiver um histórico de utilização saudável.

Imagina que tens, Cartão Universo, Unicre, Unibanco, Wizink, Cofidis, etc. Mas sem a utilização. Acabo por ter uns 10k em crédito potencial que apesar de não estar a usar, posso vir a usar .. Não sei se poderá afetar a analise do banco 

Wakka
    há 2 minutos, Vasco Silva disse:

Imagina que tens, Cartão Universo, Unicre, Unibanco, Wizink, Cofidis, etc. Mas sem a utilização. Acabo por ter uns 10k em crédito potencial que apesar de não estar a usar, posso vir a usar .. Não sei se poderá afetar a analise do banco 

Isso não é tido em conta na análise do banco para o CH. Teres 10 cartões com total de 10k potencial é igual a teres apenas 1 com 10k potencial. 
    Mesmo que o potencial fosse 100k o banco não olha para isso a não ser que já tenhas dividas no passado ou um mau histórico do cartão de crédito pois isso aparece logo um alerta no sistema.