Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Nmaster88

A razão de criar este post é porque após anos em que apenas investi poupanças em DP e CT, decidi que chegou a altura de me aventurar noutras andanças. 

Comecei por investir uma pequena quantia na plataforma de "risco" mintos. Vamos ver como corre. 

Além disso, gostava de entrar no mundo das acções e obrigações. 

Gostava de começar a investir começando com uma quantia reduzida e ir reforçando sempre que possível. Não pretendo investimentos de muito curto prazo, além disso como pretendo evitar a grande exposição a um só ativo, considero que os investimentos indicados para mim podem passar por fundos de investimento e/ou ETF's. 

Em relação a plataformas, tenho conta no banco invest e abri recentemente na Degiro. 

Gostava de saber, em relação aos investimentos mencionados se as plataformas que mencionei, são aconselhadas ou existe alternativas muito melhores? Que vantagens e desvantagens de um para o outro? 

Qualquer ajuda é apreciada, visto já ter boas noções mas ainda me estar a iniciar neste tópico. 

Obrigado pela consideração. 

Edited by Nmaster88
    Wakka
    A 11/04/2021 às 23:10, Nmaster88 disse:

A razão de criar este post é porque após anos em que apenas investi poupanças em DP e CT, decidi que chegou a altura de me aventurar noutras andanças. 

Comecei por investir uma pequena quantia na plataforma de "risco" mintos. Vamos ver como corre. 

Além disso, gostava de entrar no mundo das acções e obrigações. 

Gostava de começar a investir começando com uma quantia reduzida e ir reforçando sempre que possível. Não pretendo investimentos de muito curto prazo, além disso como pretendo evitar a grande exposição a um só ativo, considero que os investimentos indicados para mim podem passar por fundos de investimento e/ou ETF's. 

Em relação a plataformas, tenho conta no banco invest e abri recentemente na Degiro. 

Gostava de saber, em relação aos investimentos mencionados se as plataformas que mencionei, são aconselhadas ou existe alternativas muito melhores? Que vantagens e desvantagens de um para o outro? 

Qualquer ajuda é apreciada, visto já ter boas noções mas ainda me estar a iniciar neste tópico. 

Obrigado pela consideração. 

Para ETFs penso que a Degiro é a melhor e também a mais recomendada pelos users do fórum. Quanto à mintos, sinceramente acho que é um risco demasiado grande para o retorno que tem. Com o mesmo valor que depositas na mintos tens outros investimentos (na minha opinião) de menor risco que te trazem um melhor retorno a longo prazo.

Eu já sai da mintos e de outras plataformas semelhantes onde tinha conta. Na mintos, felizmente, só ficaram lá 260€ em default.

Nmaster88

Eu meti uma quantia muito reduzida na mintos, mas mesmo assim pelo que estou a ver em 10 investimentos basta 1 dar para o torto que lá se vai o lucro. 

Nesse sentido estou a procura das alternativas que falei acima. O meu constrangimento é que quero começar com uma entrada e reforços de baixo valor. 

Vou tentar obter mais informação acerca das comissões da Degiro. Pelo que já li no fórum é muito mencionada. O banco best também é bom para investir ou não recomendam? 

• 2 weeks later...
    pacasimiro

Eu não tenho investimento em ETF, por isso não tenho conta na degiro. Atualmente tenho PPRs no Banco Best e no Banco Invest e tenho um index fund no Banco Best (da Fidelity porque exige um investimento mínimo mais reduzido). Já tive outros fundos no Banco Best. Na minha opinião, o Banco Best é melhor do que o Banco Invest para fundos de investimento ou mesmo PPR, dado que tem uma oferta muito mais vasta. No caso destes instrumentos não cobra comissões de gestão de carteira. No caso de outros títulos como ações ou obrigações já cobra essa comissão, pelo que é uma questão de comparar com outros intermediários (bancos ou corretoras) e fazer contas. No caso dos ETF, as comissões de transação são muito elevadas para investimentos mais baixos, daí que a degiro deva compensar nesse caso, pelo menos pelo que vou lendo aqui no fórum.

goncalovf
    On 4/13/2021 at 9:25 PM, Nmaster88 said:

Vou tentar obter mais informação acerca das comissões da Degiro. Pelo que já li no fórum é muito mencionada. O banco best também é bom para investir ou não recomendam? 

Pelo que vejo, a opinião sobre a Degiro não é unânime. A plataforma é muito promovida por pessoas mais sensíveis ao custo de transações e é desaconselhada por pessoas mais sensíveis à segurança/confiança da plataforma. Eu sinceramente tendo a dar mais valor à confiança, portanto não invisto com a Degiro.

Não tive nenhuma interação com o banco Best, mas a minha impressão é que será um bom banco com o qual investir.

Escrevi um guia sobre como investir e podes ler a minha forma de pensar sobre como escolher a tua corretora aqui (em inglês, para já): https://goncalovf.com/how-im-investing-my-savings-in-my-20s-and-30s-a-guide/8/

Nota também que existem investidores que investem pela Degiro até o que valor dos seus investimentos atinge o limite do seguro europeu para casos de fraude (20 mil euros). Depois transferem os ativos para um banco nacional. Podes ler sobre a experiência de alguns investidores em fazer esta transferência aqui e aqui.