Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Certificados de Aforro no Anexo E do IRS

e-traveler

Recommended Posts

e-traveler

Tenho juros de certificados do aforro para declarar no IRS. Sei que para tal devo preencher o anexo E do IRS, no entanto não sei como preencher a tabela. 

O que deve ser colocado na coluna que diz N.º Linha?

O resto já sei que o NIF é 503 756 237, e que o código de rendimentos é o E20, mas o que devo colocar na primeira coluna?

JRJordao

Deves preencher a tabela 4B e nada mais. Uma linha por entidade pagadora.

Nº Linha: 451 na primeira linha, 452 na segunda (se houver) e assim sucessivamente

NIF da Entidade: 503756237

Código: E20

Rendimentos: O valor dos juros brutos

Retenções: O valor retido

Provavelmente já sabes, mas esta declaração não é necessária. Deduzo que a estejas a fazer para te dar um reembolso mais favorável. Por norma interessa quando juros brutos + rendimentos de trabalho brutos < 15000€ (o dobro numa entrega conjunta)  👍

Edited by JRJordao
    e-traveler
    há 1 hora, JRJordao disse:

Nº Linha: 451 na primeira linha, 452 na segunda (se houver) e assim sucessivamente

Provavelmente já sabes, mas esta declaração não é necessária. Deduzo que a estejas a fazer para te dar um reembolso mais favorável. Por norma interessa quando juros brutos + rendimentos de trabalho brutos < 15000€  👍

Muito obrigado. Infelizmente não valeu a pena, o valor de reembolso manteve-se igual. 

Guest Jose Oliveira
    há 20 horas, JRJordao disse:

Provavelmente já sabes, mas esta declaração não é necessária. Deduzo que a estejas a fazer para te dar um reembolso mais favorável. Por norma interessa quando juros brutos + rendimentos de trabalho brutos < 15000€ (o dobro numa entrega conjunta)  👍

Guest Jose Oliveira

Boa tarde.

Tentei fazer aquilo que aqui foi descrito, mas aparece um erro.

Estou a apresentar o IRS 2021 da minha mãe, mas apesar de no caso dela não ser obrigatório a sua entrega devido ao baixo valor recebido da sua pensão, costumo apresentar o anexo E de forma a ela receber os 28% que ela pagou dos rendimentos adquiridos nos certificados de aforro/tesouro, de forma a ter o reembolso desses 28%.

Opto pelo englobamento. Preencho o campo 4B de acordo com o que aqui é dito e aparece o erro

• A opção pelo englobamento implica que sejam declarados rendimentos no quadro 4A. (020E)

• Tendo preenchido apenas o Q4B não pode fazer opção pelo englobamento. (049E)

Se não fizer o englobamento, aparece o mesmo erro.

Estou a fazer alguma coisa errada? Se puder ajudar-me, agradeço.

JRJordao
    há 18 horas, Visitante Jose Oliveira disse:

Estou a fazer alguma coisa errada? Se puder ajudar-me, agradeço.

Respondeu à pergunta "1. Opta pelo englobamento dos rendimentos inscritos no quadro 4A?" Essa pergunta não é para responder. É para deixar em branco.

Para este tipo de situações, dá sempre jeito comparar com a declaração do ano anterior e ver o que se está a fazer diferente.

Edited by JRJordao
    Guest Jose Oliveira
    há 3 horas, JRJordao disse:

Respondeu à pergunta "1. Opta pelo englobamento dos rendimentos inscritos no quadro 4A?" Essa pergunta não é para responder. É para deixar em branco.

Para este tipo de situações, dá sempre jeito comparar com a declaração do ano anterior e ver o que se está a fazer diferente.

Fiz como disse, e deixei em branco, e já consegui enviar a declaração. Muito obrigado pela ajuda.