Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Incongruência na folha de declaração de rendimentos/retenções

Guest mokialmeida

Recommended Posts

Guest mokialmeida

Boa tarde!

Agradecia ajuda para esclarecer uma questão... Tenho rendimentos de categoria B e todos os anos preencho a declaração de acordo com os recibos verdes que passo, nem me dou ao trabalho de pedir as declarações de rendimento. Este ano a declaração aparece pré-preenchida e dei-me conta de algumas incongruências, pelo que pedi as mesmas. 

Na declaração que envio em anexo (não consigo...) surge um valor que está correcto na coluna "rendimento sujeito a retenção" (valor total auferido) e outro valor também correcto "total do imposto retido". No entanto, na coluna "rendimento com dispensa de retenção" consta um valor não auferido e, quando pedi esclarecimento, obtive a seguinte resposta 

"relativamente à questão colocada infra, informa-se que a coluna “dispensado de retenção” corresponde somente à diferença aritmética entre as colunas “Sujeito a retenção” – “Total Imposto Retido”. Obrigado."

Eu, que pouco percebo de contabilidade, não creio que isto esteja correcto pois estamos a falar do coisas diferentes. Voltei a alertar para essa questão e, uma vez mais, recebi uma bela resposta

"como deverá calcular, a parametrização dos campos da Declaração de Rendimentos que lhe foi enviada (e também para outras centenas de prestadores) não é da minha responsabilidade. De qualquer modo, a parametrização é exatamente igual à da Declaração que lhe foi remetida nos anos de 2018 e de 2019 (vg anexos) e não me recordo de ter existido qualquer problema / questão sobre essa matéria. No que toca a qualquer eventual discrepância com a V/ declaração de IRS, terá que nos remeter evidência concreta que o “erro” é da Declaração que lhe foi remetida, para podermos analisar conveniente e proceder em conformidade. Obrigado."

Como estamos a falar de um serviço público, eu questiono se serei eu a ler mal a questão, mas nos outros serviços públicos onde trabalho essa coluna não vem preenchida. No entanto, não sei como posso enviar a "evidência concreta" que me pedem, uma vez que me parece que o erro é de mau preenchimento do modelo...

Agradecia ajuda

Cumprimentos

Mónica Almeida

Não sendo também da área, concordo com a sua análise.

"rendimento com dispensa de retenção" aplicar-se-ia, por exemplo num trabalhador por conta de outrem, ao subsídio de alimentação (valor definido por lei). São valores que chegam "inteiros" ao trabalhador.

Se o valor nessa coluna corresponder realmente à diferença entre as outras duas, quer dizer que a interpretaram como sendo "rendimento líquido de retenção".