Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Incongruência na folha de declaração de rendimentos/retenções


    Guest mokialmeida

    Recommended Posts

    Guest mokialmeida

    Boa tarde!

    Agradecia ajuda para esclarecer uma questão... Tenho rendimentos de categoria B e todos os anos preencho a declaração de acordo com os recibos verdes que passo, nem me dou ao trabalho de pedir as declarações de rendimento. Este ano a declaração aparece pré-preenchida e dei-me conta de algumas incongruências, pelo que pedi as mesmas. 

    Na declaração que envio em anexo (não consigo...) surge um valor que está correcto na coluna "rendimento sujeito a retenção" (valor total auferido) e outro valor também correcto "total do imposto retido". No entanto, na coluna "rendimento com dispensa de retenção" consta um valor não auferido e, quando pedi esclarecimento, obtive a seguinte resposta 

    "relativamente à questão colocada infra, informa-se que a coluna “dispensado de retenção” corresponde somente à diferença aritmética entre as colunas “Sujeito a retenção” – “Total Imposto Retido”. Obrigado."

    Eu, que pouco percebo de contabilidade, não creio que isto esteja correcto pois estamos a falar do coisas diferentes. Voltei a alertar para essa questão e, uma vez mais, recebi uma bela resposta

    "como deverá calcular, a parametrização dos campos da Declaração de Rendimentos que lhe foi enviada (e também para outras centenas de prestadores) não é da minha responsabilidade. De qualquer modo, a parametrização é exatamente igual à da Declaração que lhe foi remetida nos anos de 2018 e de 2019 (vg anexos) e não me recordo de ter existido qualquer problema / questão sobre essa matéria. No que toca a qualquer eventual discrepância com a V/ declaração de IRS, terá que nos remeter evidência concreta que o “erro” é da Declaração que lhe foi remetida, para podermos analisar conveniente e proceder em conformidade. Obrigado."

    Como estamos a falar de um serviço público, eu questiono se serei eu a ler mal a questão, mas nos outros serviços públicos onde trabalho essa coluna não vem preenchida. No entanto, não sei como posso enviar a "evidência concreta" que me pedem, uma vez que me parece que o erro é de mau preenchimento do modelo...

    Agradecia ajuda

    Cumprimentos

    Mónica Almeida

    Link to post
    Share on other sites

    Não sendo também da área, concordo com a sua análise.

    "rendimento com dispensa de retenção" aplicar-se-ia, por exemplo num trabalhador por conta de outrem, ao subsídio de alimentação (valor definido por lei). São valores que chegam "inteiros" ao trabalhador.

    Se o valor nessa coluna corresponder realmente à diferença entre as outras duas, quer dizer que a interpretaram como sendo "rendimento líquido de retenção".

    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...