Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS em separação de facto

Guest Carla

Recommended Posts

Boa tarde 

Eu sou casada há 16 anos mas nos últimos 4 anos vivemos separados. Este ano consideramos a hipótese de entregar pela primeira vez o IRS em separado, assumindo pela primeira vez o estado civil de separação de facto - a questão é que não sei se o podemos fazer quando continuamos os 2 com a mesma morada fiscal, apesar de morarmos em casas diferentes há já algum tempo... Alguém me pode esclarecer? 

Obrigada desde já 

há 43 minutos, SamuelG disse:

Já agora, tendo eu depósitos a prazo, certificados e tesouro e aforro, valerá a pena preencher o Anexo E ? 

Creio que escreveste no tópico errado :)

Respondi no teu tópico

Edited by JRJordao
    A 06/04/2021 às 17:17, JRJordao disse:

Desde há alguns (poucos) anos, todos os contribuintes, mesmo os casados com a mesma morada fiscal, podem entregar em separado.

Obrigada pela resposta.

Então diz-men que se entregar com estado separado de facto não terei problemas por morada ser igual? 

Mas os valores a receber do IRS serão iguais entegando separados de facto ou casados mas entrega em separado? É que me dá diferente... 

há 4 horas, Carlasant disse:

Obrigada pela resposta.

Então diz-men que se entregar com estado separado de facto não terei problemas por morada ser igual? 

Mas os valores a receber do IRS serão iguais entegando separados de facto ou casados mas entrega em separado? É que me dá diferente... 

Podem entregar em separado, qualquer que seja o vosso estado civil e morada.

É possível que o resultado das entregas separadas seja diferente do da entrega conjunta. Acontece frequentemente quando os rendimentos e/ou despesas diferem bastante entre os dois.

Por isso é que todos os casais todos os anos devem simular os dois cenários de forma a entregar da forma mais vantajosa.

Edited by JRJordao
    há 3 horas, JRJordao disse:

Podem entregar em separado, qualquer que seja o vosso estado civil e morada.

É possível que o resultado das entregas separadas seja diferente do da entrega conjunta. Acontece frequentemente quando os rendimentos e/ou despesas diferem bastante entre os dois.

Por isso é que todos os casais todos os anos devem simular os dois cenários de forma a entregar da forma mais vantajosa.

Muito obrigada pela ajuda! 😊