Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Terei que pagar IRS do meu ascendente falecido?

Guest lalasilva

Recommended Posts

Guest lalasilva

Boa noite.

Infelizmente, os meus avós faleceram ambos, e resta a minha mãe como cabeça de casal. Estamos a fazer as simulações para entrega de IRS da minha falecida avó, e supostamente a senhora terá de pagar. O problema é: a minha avó não deixou herança, e o valor que será a pagar é exorbitante. A minha mãe terá, enquanto herdeira, que pagar o IRS da minha falecida avó? Não somos propriamente abastados, e não estávamos a contar ter tamanha despesa. Se efetivamente temos que pagar, há uma solução?

A 01/04/2021 às 20:40, Visitante lalasilva disse:

Boa noite.

Infelizmente, os meus avós faleceram ambos, e resta a minha mãe como cabeça de casal. Estamos a fazer as simulações para entrega de IRS da minha falecida avó, e supostamente a senhora terá de pagar. O problema é: a minha avó não deixou herança, e o valor que será a pagar é exorbitante. A minha mãe terá, enquanto herdeira, que pagar o IRS da minha falecida avó? Não somos propriamente abastados, e não estávamos a contar ter tamanha despesa. Se efetivamente temos que pagar, há uma solução?

Pode pedir para pagar a prestações. Nas finanças nunca tentei, mas na segurança social dá até para escolher o montante a pagar por mes. Fica até a cobrança suspensa até receber a resposta. 
    Telefone para as o número de apoio do portal das finanças. Eles lhe dirão o que tem que fazer. Se não tem condições para pagar tudo de uma vez tem que haver uma maneira de o fazer.
    Eu neste momento também tenho tudo para pagar, não tenho ajudas dos outros herdeiros e tenho que pagar. Mas o meu pai deixou algum dinheiro. Estou é a gastar a minha parte do dinheiro que está a desaparecer pois a minha reforma é pequena. Se acabar tenho que pedir pagamento a prestações. no meu caso do IMI, Mas no seguro não tenho hipótese de alterar nada, tenho que pagar tenha ou não tenha dinheiro ou perco as regalias do seguro da casa.

• Upvote 1
    A 04/04/2021 às 10:58, esilva disse:

Bom dia, daqui a autora do post. Infelizmente, não encontro resposta à minha pergunta... Mas muito obrigada pela sugestão! 
    Desejo-lhe uma Santa Páscoa, e continuarei à procurar de resolver a questão!

Penso que a resposta do Jordão foi certeira. Se a sua avó não deixou nada não é necessário pagar essa divida.

Os filhos/netos (herdeiros) nunca herdam dívidas. Quem herda a dívida é a herança, na sua inexistência não há forma de cobrar essa dívida.
    Por outras palavras os herdeiros só são responsáveis pelas dívidas até ao montante máximo da herança, que neste caso é 0.

No entanto como este caso específico se trata de IRS...é uma questão de tentar contactar a AT e tentar esclarecer. Sinceramente não sei como se processa neste caso mas não tenho razões para desconfiar que seja diferente de qualque outro tipo de dívida.

Edited by Wakka