Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida no Cálculo de IRS

e-traveler

Recommended Posts

e-traveler

O ano passado foi a primeira vez que tive direito a submeter IRS (fui bolseiro durante 10 anos e só comecei a contrato em Outubro de 2019).

No ano passado recebi cerca de €530 de IRS. Ontem fiz a simulação o resultado que dava era cerca de €380 que é o valor indicado no e-fatura.

Não devia ter direito a mais por causa da retenção na fonte? O meu rendimento anual foi cerca de 17000 bruto. Alguém sabe qual é a fórmula de cálculo da devolução do IRS? Gostava de saber quanto alguém no meu escalão de rendimentos recebe normalmente de IRS visto este ser o meu primeiro ano completo. 

Wakka
    há 18 minutos, e-traveler disse:

O ano passado foi a primeira vez que tive direito a submeter IRS (fui bolseiro durante 10 anos e só comecei a contrato em Outubro de 2019).

No ano passado recebi cerca de €530 de IRS. Ontem fiz a simulação o resultado que dava era cerca de €380 que é o valor indicado no e-fatura.

Não devia ter direito a mais por causa da retenção na fonte? O meu rendimento anual foi cerca de 17000 bruto. Alguém sabe qual é a fórmula de cálculo da devolução do IRS? Gostava de saber quanto alguém no meu escalão de rendimentos recebe normalmente de IRS visto este ser o meu primeiro ano completo. 

O que se recebe da devolução de IRS não tem apenas a ver com o salário pelo que essa comparação não pode ser feita. Com 17k calha no escalão de 28,50 %.

Pode ver mais info sobre o cálculo aqui:
    https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/como-calcular-o-irs/
    e aqui:
    https://www.dinheirovivo.pt/economia/saiba-como-ler-a-sua-nota-de-liquidacao-do-irs-12683490.html

EDIT: Já colocaram um dos links acima :) 

Edited by Wakka
    JRJordao

Por alto e assumindo alguns aspetos,

((17000 - 4104) x 28,5%) - 1194,80 = 2480

reembolso (380) = retenções - 2480 + deduções (e-fatura)

Fiquei perto? :)

e-traveler
    há 55 minutos, JRJordao disse:

Por alto e assumindo alguns aspetos,

((17000 - 4104) x 28,5%) - 1194,80 = 2480

reembolso (380) = retenções - 2480 + deduções (e-fatura)

Fiquei perto? :)

Então o valor de 380 está correcto? Estava mesmo à espera de receber mais /:

JRJordao
    há 4 minutos, e-traveler disse:

Então o valor de 380 está correcto? Estava mesmo à espera de receber mais /:

Não, isso coloquei eu por tu teres dito.

Verifica se o simulador te dá um reembolso próximo de (faz as contas): retenções - 2480 + deduções (e-fatura)

Edited by JRJordao
    e-traveler
    há 2 horas, JRJordao disse:

Não, isso coloquei eu por tu teres dito.

Verifica se o simulador te dá um reembolso próximo de (faz as contas): retenções - 2480 + deduções (e-fatura)

As retenções foram 2533 e a coleta foi 2149,58. Então segundo essa conta deveria ser 2533-2149,58+361,82?

Se sim não devia dar 745,14? Em vez disso aparece-me 383,32 de valor a receber. 

JRJordao
    há 12 horas, e-traveler disse:

As retenções foram 2533 e a coleta foi 2149,58. Então segundo essa conta deveria ser 2533-2149,58+361,82?

Se sim não devia dar 745,14? Em vez disso aparece-me 383,32 de valor a receber. 

No meu cálculo, 2480 era a tua coleta total. Suspeito que esses 2149,58 são a tua coleta líquida (= coleta total - deduções - benefício municipal).

Assim sendo, reembolso = retenções - coleta líquida = 2533 - 2149,58 = 383,42

Edited by JRJordao
    e-traveler
    há 6 horas, JRJordao disse:

No meu cálculo, 2480 era a tua coleta total. Suspeito que esses 2149,58 são a tua coleta líquida (= coleta total - deduções - benefício municipal).

Assim sendo, reembolso = retenções - coleta líquida = 2533 - 2149,58 = 383,42

Ugh, estava a contar receber mais. Para agravar a situação a minha namorada mudou de emprego no ano passado e ontem descobrimos que a empresa dividiu o salário dela em subsídios. Ou seja, apesar de estar a receber mais que na empresa anterior, na prática o salário base é só 650, portanto descontou 0 de IRS, logo nem vale a pena fazer a entrega conjunta.

No ano passado ela recebeu 800 e eu 580, este ano ela vai receber 0 e eu 380 -_- (a simulação em conjunto reduz para 300 daí não valer a pena).

Andalm

Boa noite

Para não criar mais tópicos, acham que este simulador não tem bugs, costumo receber a retenção da fonte toda e este ano, dá cerce de menos 450€...

IMG_20210402_202332.jpg

JRJordao

O cálculo parece correto.

Podes fornecer a simulação ou liquidação do ano anterior, para compararmos?

Andalm
    há 55 minutos, Andalm disse:

Dá para perceber as fotos?

Tenho na mesma a dedução máxima do PPR incluída, se não daria muito menos...

IMG_20210402_214429.jpg

IMG_20210402_214443.jpg

mesmo sendo casados, pode-se submeter o IRS em separado, certo?

no meu caso acho que tenho vantagens, em vez dos 1228.19€, dá 1458.66€ a receber.

JRJordao

Em 2020 tiveram mais ~2000€ de rendimentos (o que vos fez subir de escalão) mas aproximadamente as mesmas deduções (despesas).

há 3 minutos, Andalm disse:

mesmo sendo casados, pode-se submeter o IRS em separado, certo?

no meu caso acho que tenho vantagens, em vez dos 1228.19€, dá 1458.66€ a receber.

Sim, entreguem como vos for mais vantajoso.

• Like 1
    Andalm
    Agora mesmo, JRJordao disse:

Em 2020 tiveram mais ~2000€ de rendimentos (o que vos fez subir de escalão) mas aproximadamente as mesmas deduções (despesas).

sim, foram os meus rendimentos, +2000€, mas tb mais retenção....

Mas em separado colocando o dependente no meu IRS, dá sensivelmente +230€ a receber...