Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Irs com incapacidade

Guest Paula

Recommended Posts

Guest Paula

Boa noite

tenho uma incapacidade de 60% desde 2014! Apercebi me agora que o meu contabilista não preenchia essa incapacidade nas minhas declarações de irs o que me fez perder muito dinheiro que me podia ter sido reembolsado! O que devo ou posso fazer para tentar que me  reembolsem esse dinheiro?

obrigada

joaoleonardo
    22 hours ago, Guest Paula said:

Boa noite

tenho uma incapacidade de 60% desde 2014! Apercebi me agora que o meu contabilista não preenchia essa incapacidade nas minhas declarações de irs o que me fez perder muito dinheiro que me podia ter sido reembolsado! O que devo ou posso fazer para tentar que me  reembolsem esse dinheiro?

obrigada

Atenção que as Finanças têm de ter certificado a incapacidade e conheço casos que correram de forma diferente, num caso bastou carregar o certificado de incapacidade no site e ficou validado, noutro caso foi preciso levar o original às Finanças para ser validado, só depois desse procedimento é que é possível re-submeter os IRS de alguns anos anteriores mas não sei o limite para o passado em que se pode submeter declarações de subsituição.

Quanto ao IUC, tem de se pedir isenção todos os anos mas também é preciso ter a validação da incapacidade como expliquei antes, quanto ao já pago no passado, não existe forma de o recuperar. Chamo a atenção que neste caso, o carro só pode ser conduzido por terceiros (que não seja marido/uniao de facto) até 60km da morada de registo no carro, o não respeito por esta regra dá direito a apreensão da viatura.