Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Heranças

Guest Patrícia

Recommended Posts

Guest Patrícia

Bom dia.

A minha sogra faleceu há 8 anos. Ela estava casado com o meu sogro em regime de bens adquiridos, tendo apenas o meu marido como único filho.

Até há data da morte, apenas possuíam como património comum, as contas no banco e o carro. A casa onde habitavam era do pai da minha sogra.

A minha questão é, o meu sogro é herdeiro do património do sogro dele? Ou é apenas o meu marido que irá "ocupar" o "lugar" da minha falecida sogra, na hora das partilhas?

Patricia Pinho
    há 23 minutos, ruicarlov disse:

Pelo falecimento da sogra, os herdeiros são dois: o filho e o cônjuge. O regime de casamento apenas afeta os cálculos das partilhas, na medida em que os bens comuns já pertencem 50% ao sogro. Mas ele continua a ser herdeiro dela.

Ou seja, quando o pai da minha sogra falecer, os herdeiros são o filho e o genro?

ruicarlov

Ah, o pai da sogra ainda é vivo. Perdi-me um bocado com a quantidade de "sogros" do primeiro post.

O direito de representação apenas se aplica em linha reta da descendência, logo apenas o filho herda do avô. Mas tenho ideia que ao cônjuge tem direito a permanecer na habitação do casal.

Patricia Pinho
    há 11 minutos, ruicarlov disse:

Ah, o pai da sogra ainda é vivo. Perdi-me um bocado com a quantidade de "sogros" do primeiro post.

O direito de representação apenas se aplica em linha reta da descendência, logo apenas o filho herda do avô. Mas tenho ideia que ao cônjuge tem direito a permanecer na habitação do casal.

Eu entendo, é de facto uma situação confusa. Era mesmo aí que eu queria chegar, se o cônjuge tem direito ou não a permanecer na casa, ou se o proprietário poderá exigir que ele saia.

Obrigada pelo esclarecimento.