Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Endesa vs Goldenergy

Recommended Posts

David Morais

Bom dia, decidi criar este tópico para partilhar a minha experiência com ambas as empresas.

A Endesa dispõe de várias campanhas aliciantes (fatura grátis, desconto de amigo) e portanto é natural que seja uma empresa popular entre esta comunidade. Fui cliente durante alguns anos, estava particularmente satisfeito por receber a fatura de janeiro grátis porque era aquela em que mais consumia. Contudo acabei por perceber que nem tudo corria bem, como passo a exemplificar:

1) Logo no inicio tive algumas chatisses porque a tarifa social, supostamente aplicada automáticamente, não me estava a ser atribuida. Após vários contactos sem solução cheguei a fazer reclamação no livro, sendo que só isso surtiu efeito (ainda assim sem retroativos, obviamente).

2) A tarifa social começou de facto a ser aplicada, mas logo para começar recebo uma fatura de 200 e tal€ (???!!). Mais um contacto, mais tempo de espera para análise, e afinal aquela fatura era para ignorar. Assim, tão surreal como parece.

3) Nesta fase percebi que o atendimento ao cliente era terrível (até porque já trabalhei em call center e consigo perceber quando os coitados dos operadores não fazem ideia do que estão a dizer), mas continuei cliente esperando não ter que recorrer mais aos serviços. Até que no verão de 2020 mudei de casa e aí entendi definitivamente que não estava enganado quanto à minha péssima impressão. Tratou-se de uma longa saga que começou quando os contactei para proceder ao cancelamento do contrato e que terminou já na nova casa numa proposta surreal feita por telefone em que os preços referidos por telefone não correspondiam ao que estava no contrato, revelando-se impossível que alguém fosse ouvir de facto a chamada para resolver o assunto. Por ser longa a sucessão de incompetências, deixo a reclamação que fiz na altura no Portal da Queixa para quem estiver com tempo para ler: https://portaldaqueixa.com/brands/endesa-comercializacao-de-energia-s-a/complaints/endesa-pior-atendimento-a-clientes-possivel-45618620

Neste momento decidi definitivamente que Endesa nunca mais. A minha impressão é a de que têm boas campanhas (mais do que preços) mas a sujeição a este tipo de atendimento ao cliente não compensa o desgaste. Não sei se fui eu que tive azar, mas penso que são coincidências a mais. 

Entretanto descobri a Goldenergy e é esta a razão pela qual não partilhei este relato no tópico da Endesa. Penso que poderá ser uma boa alternativa a quem tiver passado pela minha situação e esteja em busca de outra oferta com bons preços e campanhas mas com um serviço que cumpra os mínimos do aceitável. Numa análise que fiz em fevereiro, percebi que a Goldenergy tinha a melhor oferta neste momento para o meu tipo de consumo: tarifa simples, 3.45.

Com o tarifário +Cliente 2021: https://goldenergy.pt/precos-de-referencia/ (é necessário descer na lista, não está entre os primeiros destacados) consegue-se um preço que não encontrei noutra comercializadora: 0,1376 Energia (€/kWh) e 0,1965 Termo Potência (€/dia).

Para além dos preços, só oferece energia 100% renovável e pelo que tenho constatado e pela experiência de pessoas conhecidas, dispõe de um atendimento excelente e eficaz. Já encontrei opiniões divergentes mas não é o que se tem passado comigo, até porque a Goldenergy ganhou o Troféu Call Center - Vencedor de Qualidade de Serviço Telefónico e é a Escolha Consumidor 2021 - Categoria Energias 100% Renováveis. 

Relativamente a campanhas, de momento, existem:

1) Parceria com clientes Nowo: https://nowo-goldenergy.pt/ (25€ na primeira fatura).

2) Campanha amigo: https://amigo.goldenergy.pt/ (10€ luz ou gás / 20€ luz e gás na primeira fatura)*.

3) Também é possível conseguir a 13ª fatura grátis se angariarmos 5 ou + amigos pela Campanha amigo.

Partilho o meu código amigo para quem estiver interessado: MGM1680606

Se alguém tiver uma experiência diferente com alguma destas empresas comente.

Boas poupanças!

* Para o angariador o bónus é de 20€. Mesmo não sendo uma grande diferença, posso partilhar 5€ com quem utilizar o meu código numa adesão apenas de luz ou apenas gás (em que ganham só 10€ e não 20€).

• Thanks 1
    JRJordao

"Venha o diabo e escolha" :D

Fui cliente Goldenergy entre 2013 e início de 2018, quando mudei para a Endesa.

Nunca tive grandes problemas, como faturas com valores parvos, com qualquer um.

Saí da Goldenergy porque se recusaram a mudar-me para o (então) novo tarifário +Cliente, alegando que só estava disponível para novos clientes, mesmo após eu ter ameaçado sair. Além disso, o atendimento andava péssimo há mais de um ano, por escrito (área de cliente ou email) demoravam várias semanas a responder, por telefone nem chegavam a atender. E a comunicação por cada canal ia ter a uma equipa distinta, que estava completamente às escuras sobre o diálogo já efetuado por outro canal.  

Mudei então para a Endesa, com a tarifa aniversário em dezembro/janeiro, que com o -1€ do plano amigo ficava ligeiramente mais barata. O atendimento era na altura muito rápido, com o passar dos anos foi piorando. Mas pelo menos sempre me atenderam o telefone, mesmo que após vários minutos à espera. Entretanto, em grande parte devido a este fórum (obrigado!), angariei muito mais amigos e nem vale a pena pensar em encontrar melhores condições.

Fiz recentemente uma experiência. No mesmo dia, perguntei (via área de cliente) à Endesa se caso mudasse o gás para outra empresa continuava a ter o mesmo desconto plano amigo (que é aplicado na luz), e à Goldenergy (via formulário no site) se caso mudasse para eles o gás enquanto ex-cliente teria direito aos 10€ da campanha amigo. Recebi resposta da Goldenergy quase 3 semanas depois, e da Endesa 2 dias mais tarde. Ambos demoraram demasiado, embora tenham esclarecido a minha dúvida (ambas as respostas foram afirmativas).

A Endesa, enquanto marca de maior dimensão, costuma de facto ter campanhas interessantes, como o desconto de 60€ inicial (não em vigor atualmente) e o desconto acumulável de 1€ por fatura do plano amigo. Tem também o Clube Endesa com descontos em várias marcas, que podem ser interessantes para alguns (e irrelevantes para outros). A Goldenergy parece estar a estrear-se nessas campanhas desde 2020, o que me parece bastante positivo. Com a concorrência ganhamos todos.

A minha postura em relação às empresas de fornecimento de luz/gás é por isso semelhante ao discurso do nosso PM em relação à pandemia. Esperar o melhor (o fator sorte é relevante), estando preparado para o menos bom. E escolher/mudar com base no melhor preço para o nosso perfil de consumo, que é fundamental conhecer bem. Usem os simuladores disponíveis, como os da ERSE.

• Thanks 1
    Guest Cfsh

Boas. Tento sempre perceber se a empresa é boa nesse aspecto mas quando for assim, peça sempre para enviar essas condições por email e caso posteriormente não corresponda ao que contratou, envie uma cópia do email e da fatura para a erse a comprovar as mentiras. No entanto, mostro uma alternativa: a Coopernico.

Para uma potência de 3.45 cobram 0.1659€/dia e 0.1399 por kwh. Só tem uma coisa que nem todos podem querer: como é uma cooperativa, tem que se tornar sócio, sendo obrigatório para poder contratar a electricidade. Terá que comprar, no mínimo, 3 títulos de capital no valor de 20€ cada.

Caso queira sair, segundo o que a coopernico me informou, eles devolvem os 60€ ao deixar de ser sócio. 

Cumprimentos.

Wakka

Eu sinceramente acho que todas as empresas de eletricidade (bem como as de comunicações) são uma porcaria no que toca ao atendimento ao cliente.

Tive imensos problemas com a EDP quando me vieram colocar eletricidade pela primeira vez numa casa nova. Estive, perto de 40 dias à espera e gastei mais de 50€ em chamadas para me resolverem o problema.

Um dia tive também um comercial da Iberdrola à porta a afirmar que "A Iberdrola é que trata de toda a distribuição da energia em Portugal", mesmo após eu dizer que a distribuição era feita pela EDP Distribuição, o comercial estava 100% convicto que não e que a Iberdrola detinha toda a infra-estrutura. Já para não falar que introduziu-se como sendo da "EDP" e que teria um desconto na fatura se assinasse não sei quantos papeis. O apoio ao cliente da Iberdrola, também é péssimo.

Quanto à Endesa, nunca fui cliente mas o facto de me estarem constantemente a contactar, mesmo eu já tendo dito que não estou interessado e para retirarem o meu número da lista, leva-me a crer que o apoio ao cliente deles é igualmente péssimo. Já para não falar que a suposta campanha da oferta de uma fatura é uma aldrabice, pelo menos no meu caso, na altura que fiz as contas, acabaria por pagar aquela fatura e mais uns trocos diluídos nas restantes faturas ao longo do ano.

A "Energia Verde"...ainda gostava de saber como é que fazem para garantir que só os paneis solares e a energia eólica é que abastecem a minha habitação :) 

Relativamente ao tarifário apresentado, acho que ficavas melhor servido com o da EDP, tens é de fazer contas relativamente aos KW que gastas para ver o que compensa mais.
    image.thumb.png.bcce69a6edc780f811732d539d0c9654.png

Edited by Wakka
    ruicarlov
    há 5 horas, Wakka disse:

Eu sinceramente acho que todas as empresas de eletricidade (bem como as de comunicações) são uma porcaria no que toca ao atendimento ao cliente.

Depende muito dos profissionais que se apanham. O problema é que grande parte dos comerciais são unicamente vendedores que percebem pouco do que estão a vender para além daquilo que lhes dizem para dizer. Grande parte do apoio ao cliente nas grandes empresas são callcenters muitas vezes com elevada rotatividade, e são menos os competentes que estão na casa há mais tempo. Restam as pequenas empresas onde devido a haver um staff mais reduzido não há tanta entrada e saída e é mais provável ser-se melhor atendido. Por isso é que desde que me foi apresentado gostei do conceito da Cashback-power, em que o apoio ao cliente é feito pela pessoa que divulgou a empresa, o PAM, ou seja, não é uma lotaria com quem vamos falar. Agora naturalmente há PAMs que estão menos informados que outros e tenho várias vezes ajudado colegas com questões relativamente simples. Eu gosto de fazer as coisas bem e por isso tenho tentado aprender tudo o que posso, pois o processo de comercialização de eletricidade tem bastante complexidade e existe a nível informático uma dependência muito maior da EDP Distribuição/E-redes do que a maior parte das pessoas imagina. Estes últimos meses têm sido uma prova disso, pois o serviço da E-redes tem andado muito mau, mas são os comercializadores que ficam com má imagem, embora muitos deles pequem por não explicar aos clientes a situação.

Wakka
    há 13 minutos, ruicarlov disse:

Depende muito dos profissionais que se apanham. O problema é que grande parte dos comerciais são unicamente vendedores que percebem pouco do que estão a vender para além daquilo que lhes dizem para dizer. Grande parte do apoio ao cliente nas grandes empresas são callcenters muitas vezes com elevada rotatividade, e são menos os competentes que estão na casa há mais tempo. Restam as pequenas empresas onde devido a haver um staff mais reduzido não há tanta entrada e saída e é mais provável ser-se melhor atendido. Por isso é que desde que me foi apresentado gostei do conceito da Cashback-power, em que o apoio ao cliente é feito pela pessoa que divulgou a empresa, o PAM, ou seja, não é uma lotaria com quem vamos falar. Agora naturalmente há PAMs que estão menos informados que outros e tenho várias vezes ajudado colegas com questões relativamente simples. Eu gosto de fazer as coisas bem e por isso tenho tentado aprender tudo o que posso, pois o processo de comercialização de eletricidade tem bastante complexidade e existe a nível informático uma dependência muito maior da EDP Distribuição/E-redes do que a maior parte das pessoas imagina. Estes últimos meses têm sido uma prova disso, pois o serviço da E-redes tem andado muito mau, mas são os comercializadores que ficam com má imagem, embora muitos deles pequem por não explicar aos clientes a situação.

Podes explicar um pouco melhor como funciona essa empresa? Dei uma olhada nos tarifários e parecem-me muito mais baixos que a concorrência. Qual é o catch?
    Parecem-me que as comparações nem conseguem ser feitas de forma linear com uma EDP/Endesa porque o valor do KW é variável.

Tens contratada esta companhia? Qual o feedback e qual a poupança percentual que poupaste até hoje vs outro comercializador?

On 3/21/2021 at 1:01 PM, David Morais said:

Relativamente a campanhas, de momento, existem:

1) Parceria com clientes Nowo: https://nowo-goldenergy.pt/ (25€ na primeira fatura).

2) Campanha amigo: https://amigo.goldenergy.pt/ (10€ luz ou gás / 20€ luz e gás na primeira fatura)*.

3) Também é possível conseguir a 13ª fatura grátis se angariarmos 5 ou + amigos pela Campanha amigo.

Dá para acumular 1 e 2?

ruicarlov
    há 17 horas, Wakka disse:

Podes explicar um pouco melhor como funciona essa empresa? Dei uma olhada nos tarifários e parecem-me muito mais baixos que a concorrência. Qual é o catch?
    Parecem-me que as comparações nem conseguem ser feitas de forma linear com uma EDP/Endesa porque o valor do KW é variável.

Tens contratada esta companhia? Qual o feedback e qual a poupança percentual que poupaste até hoje vs outro comercializador?

Sim, tenho que ter para ser PAM. A minha poupança é relativamente pequena pois o gasto mesmo muito pouco e tenho tarifa social. Esta empresa é tanto mais benéfica quanto maior é o consumo em relação à potência contratada. Mas tenho aqui um tópico sobre isso, não sei se viste ainda: 

Wakka
    há 2 horas, ruicarlov disse:

Sim, tenho que ter para ser PAM. A minha poupança é relativamente pequena pois o gasto mesmo muito pouco e tenho tarifa social. Esta empresa é tanto mais benéfica quanto maior é o consumo em relação à potência contratada. Mas tenho aqui um tópico sobre isso, não sei se viste ainda: 

Não tinha visto não. Não costumo andar muito nessa tópicos de energia, se vi anteriormente já não me lembro por isso, vou dar uma vista de olhos.

No meu caso, tenho potência de 4,6 e o meu consumo mensal costuma andar à volta dos 400-450 kW, vou ver o tópico que de certeza que alguém já postou exemplos de consumos e preços :D  Obrigado!

David Morais
    On 3/22/2021 at 8:29 PM, x975 said:

Dá para acumular 1 e 2?

Isso não sei, diria que não, mas liga para lá.

Concordo com a impressão de que todos os atendimentos a clientes de empresas de energia são terríveis. Como disse inicialmente já trabalhei num call center, de um banco, e aprecebi-me (feliz ou infelizmente os clientes nem sempre) do amadorismo com que as coisas se faziam, nestas empresas então nem quero pensar. Daí que tivesse ficado bem impressionado com a Goldenergy até agora e tivesse destacado esse facto inicialmente porque é realmente importante para mim depois da última experiência. Vamos ver se mantenho a opinião.