Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Melhores Bancos

mega_biscoito

Recommended Posts

mega_biscoito

Olá,

Tenho contas no Activo Bank e no Banco Best. A conta do Activo Bank é apenas para contas do dia-a-dia e é bastante prática a App.

Quanto ao Banco Best não estou muito satisfeito. O serviço on-line (conta on-line) é um pouco complicado e também não estou muito satisfeito com o apoio e acompanhamento dos gestores de conta.

Ando à procura de outro banco e gostava que me dessem um conselho de bancos melhores, quer na globalidade, quer banco mais focados em investir.

Obrigado

JRJordao

Para o dia-a-dia recomendo o moey, com gestão via app.
    É um banco nacional online do grupo Crédito Agrícola, lançado em 2019.
    A conta, cartão de débito (físico+virtual) com MB Way e transferências são gratuitas. Permite depósitos imediatos a partir de cartões de crédito e débito (top-up).
    Abertura de conta em 10 minutos com chave móvel digital.
    Aderindo com o convite de um cliente atual (o meu é moey47y835 ), ganha-se 10€ após os primeiros 20€ em compras com o cartão.

Luka
    há 3 horas, JRJordao disse:

A conta, cartão de débito (físico+virtual) com MB Way e transferências são gratuitas. Permite depósitos imediatos a partir de cartões de crédito e débito (top-up).
    Aderindo com o convite de um cliente atual (o meu é moey47y835 ), ganha-se 10€ após os primeiros 20€ em compras com o cartão.

Quais as contas que usas JRJordao?

JRJordao
    há 1 hora, Luka disse:

Quais as contas que usas JRJordao?

Ao longo dos anos fui abrindo conta na maioria dos bancos sem despesas de manutenção, quando ofereciam algo que me interessava.

Atualmente tenho depósitos a prazo no BNI e o robo-advisor no Openbank. Uso o CTT e moey para despesas correntes. Tenho ainda contas no Best e BiG paradas há algum tempo.

Fora dos bancos, tenho Certificados do Tesouro (várias edições) e seguros PPR.

Vítor A
    há 21 horas, mega_biscoito disse:

Olá,

Tenho contas no Activo Bank e no Banco Best. A conta do Activo Bank é apenas para contas do dia-a-dia e é bastante prática a App.

Quanto ao Banco Best não estou muito satisfeito. O serviço on-line (conta on-line) é um pouco complicado e também não estou muito satisfeito com o apoio e acompanhamento dos gestores de conta.

Ando à procura de outro banco e gostava que me dessem um conselho de bancos melhores, quer na globalidade, quer banco mais focados em investir.

Obrigado

Melhor investir com capital seguro. creio que seja banco invest

Dprazo. 1% a 12 meses

JRJordao
    Agora mesmo, Vítor A disse:

Melhor investir com capital seguro. creio que seja banco invest

Dprazo. 1% a 12 meses

Há certificados e seguros a dar um pouco mais. Mas são garantias de capital distintas.

Falei sobre isso neste post.

Luka
    há 1 hora, JRJordao disse:

Ao longo dos anos fui abrindo conta na maioria dos bancos sem despesas de manutenção, quando ofereciam algo que me interessava.

Atualmente tenho depósitos a prazo no BNI e o robo-advisor no Openbank. Uso o CTT e moey para despesas correntes. Tenho ainda contas no Best e BiG paradas há algum tempo.

Fora dos bancos, tenho Certificados do Tesouro (várias edições) e seguros PPR.

Obrigado pela resposta. Também tens alguns World ETF? Exemplo: VWCE (Developed markets + emerging markets) ou IWDA (developed markets).

E já agora, se não te importares, que PPRs tens? (Estava a pensar fazer num AR).

Edited by Luka
    JRJordao
    há 1 minuto, Luka disse:

Também tens alguns World ETF? Exemplo: VWCE (Developed markets + emerging markets) ou IWDA (developed markets).

Não, neste momento só produtos de capital garantido (exceto o robo-advisor, mas é um pequeno montante).

Já não me sujeito a riscos ;)

há 3 minutos, Luka disse:

E já agora, se não te importares, que PPRs tens? (Estava a pensar fazer num AR).

Lusitânia Vida e Zurich

JRJordao
    há 44 minutos, Vítor A disse:

Das a resposta a ti mesmo. 
    “Garantias distintas” para mim não é capital garantido. Também tenho ppr com capital garantido pela empresa. Mas sei que não são.

"Garantias distintas" quer dizer que são diferentes mecanismos a garantir o capital em cada caso.

Nos depósitos temos o fundo de garantia. Que pode não ter dinheiro suficiente caso um grande banco berre (just saying).

Nos certificados temos a garantia dada pelo IGCP (Estado)

image.png.48c4500062e78264a764c35db5437fd7.png

Fonte: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/ct-poupanca-crescimento/descricao/

Nos seguros temos o rácio de solvabilidade exigido e verificado pela entidade reguladora. E, para quem acreditar em históricos, o facto de não haver um histórico de insolvências nas seguradoras como há nos bancos.

Cada um decidirá em qual(is) confiar. Mas têm todos "capital garantido".

Edited by JRJordao
    Vítor A
    há 3 horas, JRJordao disse:

"Garantias distintas" quer dizer que são diferentes mecanismos a garantir o capital em cada caso.

Nos depósitos temos o fundo de garantia. Que pode não ter dinheiro suficiente caso um grande banco berre (just saying).

Nos certificados temos a garantia dada pelo IGCP (Estado)

image.png.48c4500062e78264a764c35db5437fd7.png

Fonte: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/ct-poupanca-crescimento/descricao/

Nos seguros temos o rácio de solvabilidade exigido e verificado pela entidade reguladora. E, para quem acreditar em históricos, o facto de não haver um histórico de insolvências nas seguradoras como há nos bancos.

Cada um decidirá em qual(is) confiar. Mas têm todos "capital garantido".

Obrigado. Mas infelizmente para mim não me ensinas nada de novo 

Não há lei que safe alguém caso uma seguradora abra falência. Ppr nas seguradoras tem garantia capital enquanto a seguradora existir.  Se ela falir. Chapéu. 

já caso banco abra falência e sejamos abrangidos pelo fundo de garantia - ainda há a lei do nosso lado 

https://www.fgd.pt/o-fundo/legislacao-aplicavel

no caso dos certificados do estado - podemos perder valor caso o governo assim decrete (veja se o que aconteceu na Grécia num passado recente) 

Tenho investimentos em todos os activos referido anteriormente 

Na minha opinião sinceramente olhar a 12 meses compensa me mais 1% em DP do que mais umas poucas décimas a 3 ou 7 anos 

mas cada um que se resolva com o seu €€

Edited by Vítor A
    JRJordao
    há 1 minuto, Vítor A disse:

Obrigado. Mas não me ensinas nada de novo 

Nem era essa a minha intenção.

Pretendo sim deixar aqui informação objetiva para eventuais interessados tomarem as suas decisões em consciência.

Vítor A
    há 1 minuto, JRJordao disse:

Nem era essa a minha intenção.

Pretendo sim deixar aqui informação objetiva para eventuais interessados tomarem as suas decisões em consciência.

Mas quando falamos em capital garantido (pela lei). Só podemos falar num. 

capital garantido por uma entidade. Só existe enquanto essa entidade existir. Mesmo que seja uma entidade ligada ao estado.

pelo que se falir ou houver decreto. Não temos para onde recorrer. 

no caso banco falir, temos a lei para onde recorrer. Se a lei deixar de existir, aí é um outro mundo.

acho muito bem que se preocupe com informação transmitida. Mas então acho que deve ficar isso informado aos leitores do fórum . 

capital garantido pela fidelidade.pela Lusitânia ou até mesmo pelo estado português. 
    É diferente de capital garantido pela lei. 

mega_biscoito

Eu sou pouco entendido nestes assuntos.

Cheguei a ter dinheiro investido no Banco Best, na modalidade Best Invest. Antes do COVID até cheguei a ter boas rentabilidades. Depois com a pandemia, perdi dinheiro e retirei esse investimento.

Actualmente recomendam fazer algum semelhante ao algum dinheiro que tenho? Quais as melhores modalidades de investir? Recomendam de novo algo semelhante ao Best Invest? 

Acabei por não ficar muito fã do acompanhamento dos gestores de conta do Banco Best. Se voltasse a investir o dinheiro daquela forma, talvez exista outro banco onde o acompanhamento seja mais próximo?

• 1 month later...
    Guest Daniel

Alguem tem conta em algum banco da chamada "banca tradicional" BPI, CGD, Millenium ou Santander? Ou não vale a pena devido ao seu custo/benefício?

5coroas
    há 1 hora, Visitante Daniel disse:

Alguem tem conta em algum banco da chamada "banca tradicional" BPI, CGD, Millenium ou Santander? Ou não vale a pena devido ao seu custo/benefício?

Tenho na CGD por causa do CH, senão não teria de certeza. Teria sim, num dos bancos com os custos mais baixos.

Luis H.
    Agora mesmo, Visitante Daniel disse:

Tenho conta no Millennium BCP, tens que preencher alguns requisitos ( ordenado a entrar lá, e alguns movimentos com os cartões ) senão paga-se manutenção de conta mensalmente. Os cartões de débito tem custos anuais, os de crédito também ( mas estes consegues algum valor de volta ).

Activo Bank, aconselho....zero custos ( nem manutenção, nem cartões ), mas é banca online ( tens poucos balcões físicos ).

Banco CTT também aconselho, actualmente o único custo é o cartão de débito.

Banco Big, igual, após o primeiro ano, só pagas o cartão de débito.

Brevemente vou abrir conta no Bankinter, aquelas taxas de 5% ( 1º ano ) e 2% ( no 2º ano ) numa conta à ordem é aliciante.

Bancos com muitos custos, diga adeus a eles!

antoniobento
    há 13 horas, Luis H. disse:

Tenho conta no Millennium BCP, tens que preencher alguns requisitos ( ordenado a entrar lá, e alguns movimentos com os cartões ) senão paga-se manutenção de conta mensalmente. Os cartões de débito tem custos anuais, os de crédito também ( mas estes consegues algum valor de volta ).

Activo Bank, aconselho....zero custos ( nem manutenção, nem cartões ), mas é banca online ( tens poucos balcões físicos ).

Banco CTT também aconselho, actualmente o único custo é o cartão de débito.

Banco Big, igual, após o primeiro ano, só pagas o cartão de débito.

Brevemente vou abrir conta no Bankinter, aquelas taxas de 5% ( 1º ano ) e 2% ( no 2º ano ) numa conta à ordem é aliciante.

Bancos com muitos custos, diga adeus a eles!

Principais vantagens do Depósito Net Boas Vindas

- Prazo de 3 meses e pagamento de juros no vencimento;

- Remuneração: Taxa bonificada de 0,15% (TANB) / 0,11% (TANL) considerando a atual taxa de retenção na fonte de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (“IRS”) de 28%;

há 3 minutos, antoniobento disse:

- Remuneração: Taxa bonificada de 0,15% (TANB) / 0,11% (TANL) considerando a atual taxa de retenção na fonte de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (“IRS”) de 28%;

Bankinter

Luis H.
    há 2 horas, antoniobento disse:

Bankinter

Conta Mais Ordenado - Bankinter

apollo86
    A 14/03/2021 às 13:10, JRJordao disse:

Mas o ActivoBank faz o mesmo papel do moey ou não? Acho a App do activo também bastante intuitiva e é tudo gratuito. 
    Mas em relação ao mbway, na App do ActivoBank também tenho mbway, aquilo é igual como se fosse na própria aplicação da mbway? É que não aderi a nada, mas recentemente descobri aquela funcionalidade na aplicação do activo e já fiz um pagamento para um número de telemóvel e funcionou sem problema. 

JRJordao
    há 1 hora, apollo86 disse:

Mas o ActivoBank faz o mesmo papel do moey ou não? Acho a App do activo também bastante intuitiva e é tudo gratuito. 
    Mas em relação ao mbway, na App do ActivoBank também tenho mbway, aquilo é igual como se fosse na própria aplicação da mbway? É que não aderi a nada, mas recentemente descobri aquela funcionalidade na aplicação do activo e já fiz um pagamento para um número de telemóvel e funcionou sem problema. 

Não tenho AtivoBank para poder fazer uma comparação completa.

Sei que o AtivoBank tem balcões, onde se pode depositar dinheiro e cheques. Também dá acesso a cartão de crédito (gratuito). E o homebanking está disponível em pc.

O moey não tem esses serviços. Mas a abertura de conta é mais simples e rápida, basta a chave móvel digital (ou leitor de cartão cidadão), não é necessário comprovativos de morada e profissão, nem efetuar videochamada. O homebanking (app) permite consultar e classificar os movimentos das nossas contas em outros bancos (incluindo o ActivoBank), depósitos instantâneos (top-up) a partir de cartões de débito/crédito, bem como transferências instantâneas para moey e alguns outros bancos. E tem os 10€ de bónus ao abrir conta por convite.

Quanto ao suporte MB Way, deve ser semelhante em ambas as apps. No moey pode-se pagar compras (qr code), enviar/receber e levantar dinheiro, sem ter de recorrer à app MB Way da sibs.

Edited by JRJordao
    apollo86
    há 1 hora, JRJordao disse:

Não tenho AtivoBank para poder fazer uma comparação completa.

Sei que o AtivoBank tem balcões, onde se pode depositar dinheiro e cheques. Também dá acesso a cartão de crédito (gratuito). E o homebanking está disponível em pc.

O moey não tem esses serviços. Mas a abertura de conta é mais simples e rápida, basta a chave móvel digital (ou leitor de cartão cidadão), não é necessário comprovativos de morada e profissão, nem efetuar videochamada. O homebanking (app) permite consultar e classificar os movimentos das nossas contas em outros bancos (incluindo o ActivoBank), depósitos instantâneos (top-up) a partir de cartões de débito/crédito, bem como transferências instantâneas para moey e alguns outros bancos. E tem os 10€ de bónus ao abrir conta por convite.

Quanto ao suporte MB Way, deve ser semelhante em ambas as apps. No moey pode-se pagar compras (qr code), enviar/receber e levantar dinheiro, sem ter de recorrer à app MB Way da sibs.

Considero a ActivoBank muito bom. 
    Tem balcões mas são muito poucos, mas para depósitos ou tratar de determinados assuntos pode-se usar os balcões do Millennium e sim os cartões são todos gratuitos.  
    Claro que há aspectos que mesmo o ActivoBank deve melhorar, mas não ha sistemas perfeitos. 
    De resto não sou muito fã de concentrar todas as contas em qualquer App, para mim é cada macaco no seu galho 😁.

Fiquei foi confuso com o mbway, ou seja andava com ideias de aderir, mas depois vi na App do activo essa opção e quando cliquei apareceu todas as opções como se já tivesse aderido e fiz uma transferência para um número e funcionou bem. 
    Sendo assim a aplicação da sibs não serve para nada para quem já tem está opção no Homebanking?

Então e por exemplo quem tiver 2 contas com mbway, por exemplo ActivoBank e moey associado ao mesmo número, recebendo uma transferência para qual das contas vai o dinheiro?

JRJordao
    há 25 minutos, apollo86 disse:

Considero a ActivoBank muito bom. 
    Tem balcões mas são muito poucos, mas para depósitos ou tratar de determinados assuntos pode-se usar os balcões do Millennium e sim os cartões são todos gratuitos.  
    Claro que há aspectos que mesmo o ActivoBank deve melhorar, mas não ha sistemas perfeitos. 
    De resto não sou muito fã de concentrar todas as contas em qualquer App, para mim é cada macaco no seu galho 😁.

Fiquei foi confuso com o mbway, ou seja andava com ideias de aderir, mas depois vi na App do activo essa opção e quando cliquei apareceu todas as opções como se já tivesse aderido e fiz uma transferência para um número e funcionou bem. 
    Sendo assim a aplicação da sibs não serve para nada para quem já tem está opção no Homebanking?

Então e por exemplo quem tiver 2 contas com mbway, por exemplo ActivoBank e moey associado ao mesmo número, recebendo uma transferência para qual das contas vai o dinheiro?

A agregação de contas dá jeito para evitar lidar com homebankings de fraca qualidade (ex: CTT). Também é interessante classificar todas as transações com um certo propósito (ex: pagamento de impostos) e vê-las todas juntas, mesmo tendo sido feitas em contas diferentes. Apenas é disponibilizada a consulta de movimentos, não se pode efetuar transferências ou qualquer operação que afete o saldo.

A app MB Way da sibs não fará assim falta para executar várias operações. Mas por exemplo para, tendo vários cartões registados, indicar o default para receber dinheiro, não devemos ainda ter alternativa.

Edited by JRJordao